Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/737| Título : | JUVENILIDADE, SABER E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR |
| Autor : | CRAIDY, Carmem Maria STOELBEN, Isabel Cristina Velasques |
| Palabras clave : | JUVENTUDE;SABER E VIOLÊNCIA |
| Fecha de publicación : | 2003 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
| Resumen : | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UMA PESQUISA NUMA ESCOLA URBANA DE ENSINO BÁSICO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS, NO ANO DE 2002. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER O OLHAR DO ADOLESCENTE SOBRE O SEU PROCESSO EDUCATIVO E AS RELAÇÕES DE VIOLÊNCIA, PERCEBIDAS E/OU VIVENCIADAS NA ESCOLA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI: DE MARCO, PARA COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS; OUTERIAL E ABERASTURY, COM RELAÇÃO À ADOLESCÊNCIA; ARENDT E SPÓSITO, PARA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA; ABRAMO, NA COMPREENSÃO DOS GRUPOS JUVENIS; E CHARLOT, NA RELAÇÃO COM O SABER. O MÉTODO UTILIZADO FOI A HISTÓRIA DE VIDA, ADAPTADA PARA EDUCAÇÃO. COMO TÉCNICAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA ABERTA.O RESULTADO DESTA PESQUISA DEMONSTRA QUE AS AÇÕES DE VIOLÊNCIA PARTIRAM MAIS DOS ADULTOS DO QUE DOS JOVENS. HÁ UMA AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE A FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR PARTE DOS ADULTOS. EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA DOS SENTIMENTOS DE IMPOTÊNCIA E FRUSTRAÇÃO, POR PARTE DOS DOCENTES. A PESQUISA MOSTRA, AINDA, COMO OS JOVENS, COM SEUS SABERES JUVENIS, CRIAM CAMINHOS PARA SUPERAR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, ASSIM COMO PODEM SER COMPREENSIVOS, DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ADULTOS.A PESQUISA CONCLUIU QUE A VIOLÊNCIA É SUPERESTIMADA DENTRO DA ESCOLA E QUE SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL CONTORNÁ-LA, SE OS ADULTOS COMPREENDESSEM MAIS OS JOVENS, OPORTUNIZASSEM A ESTES A EXPRESSÃO, BEM COMO RECONHECESSEM E TRABALHASSEM PEDAGOGICAMENTE OS AGRUPAMENTOS JUVENIS. |
| Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/737 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador