 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/734| Title: | PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: FILIAÇÃO DISCURSIVA, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO E SUJEITOS | 
| Authors: | MUTTI, Regina Maria Varini VINHAIS, Ione Maria Rich | 
| Keywords: | ANÁLISE DO DISCURSO;ENSINO MÉDIO;LITERATURA | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | 
| Abstract: | A PRESENTE DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETO A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ADOLESCENTES QUE FREQÜENTAM ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO. PARTIU-SE DO QUESTIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE LITERATURA, EM QUE O ESTUDO USUAL DAS OBRAS LITERÁRIAS PAUTA-SE NUMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO DADA COMO CORRETA, DESCONHECENDO-SE AS DIFERENÇAS DE PONTOS DE VISTA INERENTES A EXISTÊNCIA HUMANA E, ESPECIALMENTE A DO SUJEITO-ALUNO. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FUNDADA POR MICHEL PÊCHEUX, EM QUE SUJEITO E SENTIDOS SE CONSTITUEM NO DISCURSO. BUSCA-SE, DE OUTRO MODO, PROMOVER A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ALUNOS, ENFATIZANDO-SE A LEITURA DAS OBRAS LITERÁRIAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. O ENFOQUE EM TEXTOS LITERÁRIOS QUINHENTISTAS, ARCÁDICOS E ROMÂNTICOS PROMOVEU PLURALIDADE DE .GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. DOS JOVENS, AFETANDO SUA PRÓPRIA ESCRITA, PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDOS LIGADOS AS SUAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS. CONSIDERA-SE QUE OS DISCURSOS A QUE O JOVEM SE FILIA, APREENDIDOS NA SUA ESCRITA, REPRESENTAM O SEU MODO DE ESTAR NO MUNDO E PARTICIPAR DO MESMO. A ANÁLISE PERMITIU MOSTRAR, NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, O ENTRECRUZAMENTO ENTRE VÁRIOS DISCURSOS, QUE SE COLOCAM NA INTERSECÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA, ONDE UM EMBRIÃO DE UM NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO, QUE JÁ NÃO APONTA PARA A REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FUNDAMENTO DAS SUAS PRÁTICAS, PARECE SUGERIR UM ESPAÇO ONDE O ALUNO É ESTIMULADO A MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS E SUAS POSIÇÕES DISCURSIVAS, EVIDENCIANDO AUTORIA. | 
| Description: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/734 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools