Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/719
Título : UMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL
Autor : ASSMANN, Hugo
FLOR, Edson Almeida
Palabras clave : ADOLESTENTES;MORATÓRIA;EDUCAÇÃO
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
Resumen : O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ALUNOS ADOLESCENTES. NESSA IDADE DE TRANSIÇÃO, QUE LEVA O ADOLESCENTE A VIVER EM CRISE DE IDENTIDADE, AUXILIAMO-NOS DA TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON (1976), QUE ENFATIZA ESTA QUESTÃO, DANDO SENTIDO A ELA. CRISE NA ADOLESCÊNCIA É NATURAL, NORMAL. SÃO AS CRISES QUE O FORTIFICAM A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COM MAIOR CONSISTÊNCIA. SEM ELAS O ADOLESCENTE TERIA SÉRIOS PROBLEMAS E NÃO CONSEGUIRIA OBTER UMA IDENTIDADE SÓLIDA, VIVERIA O RESTO DE SUA VIDA SEM DAR SENTIDO À PRÓPRIA VIDA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 1050 ALUNOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2001 A AGOSTO DE 2002. NUM PRIMEIRO MOMENTO PROCURAMOS AUSCULTAR A BUSCA DE SIGNIFICADOS NO DIA-A-DIA DO ADOLESCENTE. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESCORTINAR O COTIDIANO DO ADOLESCENTE. A SEGUIR, A META FOI ANALISAR O PERFIL DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO TOCANTE À ESCOLHA PROFISSIONAL. POR FIM, O OBJETIVO ESPECÍFICO FOI OBSERVAR COMO AS PESSOAS, QUE ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBEM O ESTADO DA ESCOLA ATUAL. TENTAMOS, POR OUTRO LADO, BUSCAR ESTABELECER COMO SERIA A ESCOLA IDEAL, A "ESCOLA DOS SONHOS" NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVA VONTADE ENTRE OS PESQUISADOS DE DESENVOLVER NOVOS SIGNIFICADOS, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE FORME CIDADÃOS CRÍTICOS NA LUTA POR UMA VIDA MELHOR E HUMANA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONFIRMOU QUE O COTIDIANO DO ADOLESCENTE TEM MUITAS ALTERNÂNCIAS; O ADOLESCENTE VIVE EM CONSTANTE TENSÃO, POR SER UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO.
Descripción : TAQUARAL/UNIMEP; INEP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/719
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf515.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador