Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/719
Title: | UMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL |
Authors: | ASSMANN, Hugo FLOR, Edson Almeida |
Keywords: | ADOLESTENTES;MORATÓRIA;EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA |
Abstract: | O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ALUNOS ADOLESCENTES. NESSA IDADE DE TRANSIÇÃO, QUE LEVA O ADOLESCENTE A VIVER EM CRISE DE IDENTIDADE, AUXILIAMO-NOS DA TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON (1976), QUE ENFATIZA ESTA QUESTÃO, DANDO SENTIDO A ELA. CRISE NA ADOLESCÊNCIA É NATURAL, NORMAL. SÃO AS CRISES QUE O FORTIFICAM A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COM MAIOR CONSISTÊNCIA. SEM ELAS O ADOLESCENTE TERIA SÉRIOS PROBLEMAS E NÃO CONSEGUIRIA OBTER UMA IDENTIDADE SÓLIDA, VIVERIA O RESTO DE SUA VIDA SEM DAR SENTIDO À PRÓPRIA VIDA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 1050 ALUNOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2001 A AGOSTO DE 2002. NUM PRIMEIRO MOMENTO PROCURAMOS AUSCULTAR A BUSCA DE SIGNIFICADOS NO DIA-A-DIA DO ADOLESCENTE. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESCORTINAR O COTIDIANO DO ADOLESCENTE. A SEGUIR, A META FOI ANALISAR O PERFIL DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO TOCANTE À ESCOLHA PROFISSIONAL. POR FIM, O OBJETIVO ESPECÍFICO FOI OBSERVAR COMO AS PESSOAS, QUE ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBEM O ESTADO DA ESCOLA ATUAL. TENTAMOS, POR OUTRO LADO, BUSCAR ESTABELECER COMO SERIA A ESCOLA IDEAL, A "ESCOLA DOS SONHOS" NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVA VONTADE ENTRE OS PESQUISADOS DE DESENVOLVER NOVOS SIGNIFICADOS, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE FORME CIDADÃOS CRÍTICOS NA LUTA POR UMA VIDA MELHOR E HUMANA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONFIRMOU QUE O COTIDIANO DO ADOLESCENTE TEM MUITAS ALTERNÂNCIAS; O ADOLESCENTE VIVE EM CONSTANTE TENSÃO, POR SER UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO. |
Description: | TAQUARAL/UNIMEP; INEP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/719 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools