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dc.contributor.advisorCOLELLO, Silvia De Mattos Gasparianpt_BR
dc.contributor.authorVALINO, Maria De Lurdespt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:34Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:34Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/716-
dc.descriptionFEUSPpt_BR
dc.description.abstractCOM BASE NO PRESSUPOSTO DE QUE O INGRESSO NA ESCOLA E UM MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO SÃO FATORES TRANSFORMADORES DA IDENTIDADE, ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR A MODIFICAÇÃO OCORRIDA EM JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS, QUANDO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS DEPOIMENTOS DE 15 ALUNOS ? COM IDADE ENTRE 16 E 58 ANOS ? DE UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DE UM CURSO NOTURNO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DEPOIMENTOS FORAM OBTIDOS POR ENTREVISTAS REALIZADAS EM TRÊS DIFERENTES MOMENTOS DO ANO LETIVO, QUANDO SE BUSCOU COMPREENDER COMO O SUJEITO, HISTORICAMENTE, SE CONSTITUIU ANALFABETO E COMO LIDOU INTERNAMENTE COM A AUTO-IMAGEM E A IMAGEM SOCIAL NEGATIVAS: O SIGNIFICADO DE SER ANALFABETO; O DESEJO E A NECESSIDADE DE LER E ESCREVER; A EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM; O ENFRENTAMENTO DOS FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES; A EXPECTATIVA QUANTO AO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; O INGRESSO NA ESCOLA E O MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO; AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA E AS RESISTÊNCIAS AO PROCESSO. A PARTIR DA MARCANTE PERCEPÇÃO DA ?FALTA?, EVIDENTE NOS DEPOIMENTOS, TRABALHOU-SE, NESTA DISSERTAÇÃO, COM A CONCEITUAÇÃO DA DÍADE ANALFABETO-ANALFABETISMO, COM O CONCEITO DE ESTIGMA QUE ENVOLVE O ANALFABETO E COM O CONCEITO DE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO EM CONTÍNUA MUDANÇA E A POSSIBILIDADE DE CRESCENTE TRANSFORMAÇÃO QUALITATIVA. COM BASE NAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS FORNECIDAS, PRINCIPALMENTE, POR CIAMPA, ERIKSON E GOFFMAN, ENTRE OUTROS, OS RESULTADOS APONTAM PARA A EVIDÊNCIA DE QUE A TRANSFORMAÇÃO NA IDENTIDADE DO JOVEM E DO ADULTO ALFABETIZANDOS SE REALIZA DE ACORDO COM A SUPERAÇÃO GRADATIVA DE DIFICULDADES, O QUE, NA PRÁTICA, SE TRADUZ PELA PASSAGEM DO ESTADO DE ANALFABETO PARA O DE ALFABETIZADO. ESSAS TRANSFORMAÇÕES ESTÃO DESCRITAS EM CINCO MOMENTOS: 1) A PERCEPÇÃO DA FALTA; 2) A BUSCA DE CORREÇÃO DE UM DEFEITO; 3) A ASSUNÇÃO DO PAPEL DE ESTUDANTE; 4) A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E 5) A SUPERAÇÃO DE LIMITES, NEM SEMPRE PREVISÍVEIS ? EM TERMOS DE ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RELACIONADAS TANTO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANTO AO PROCESSO DE SE CONSTITUIR COMO LEITOR E ESCRITOR NUM CONTEXTO ALTAMENTE LETRADO.pt_BR
dc.format.extent1228324 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titleQUEM NÃO SABE LER NEM ESCREVER PEDE FAVORpt_BR
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