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Título : QUEM NÃO SABE LER NEM ESCREVER PEDE FAVOR
Autor : COLELLO, Silvia De Mattos Gasparian
VALINO, Maria De Lurdes
Palabras clave : ALFABETIZAÇÃO;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;IDENTIDADE
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumen : COM BASE NO PRESSUPOSTO DE QUE O INGRESSO NA ESCOLA E UM MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO SÃO FATORES TRANSFORMADORES DA IDENTIDADE, ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR A MODIFICAÇÃO OCORRIDA EM JOVENS E ADULTOS ANALFABETOS, QUANDO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O CORPUS É CONSTITUÍDO PELOS DEPOIMENTOS DE 15 ALUNOS ? COM IDADE ENTRE 16 E 58 ANOS ? DE UMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DE UM CURSO NOTURNO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DEPOIMENTOS FORAM OBTIDOS POR ENTREVISTAS REALIZADAS EM TRÊS DIFERENTES MOMENTOS DO ANO LETIVO, QUANDO SE BUSCOU COMPREENDER COMO O SUJEITO, HISTORICAMENTE, SE CONSTITUIU ANALFABETO E COMO LIDOU INTERNAMENTE COM A AUTO-IMAGEM E A IMAGEM SOCIAL NEGATIVAS: O SIGNIFICADO DE SER ANALFABETO; O DESEJO E A NECESSIDADE DE LER E ESCREVER; A EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM; O ENFRENTAMENTO DOS FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES; A EXPECTATIVA QUANTO AO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; O INGRESSO NA ESCOLA E O MAIOR ACESSO AO MUNDO LETRADO; AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA E AS RESISTÊNCIAS AO PROCESSO. A PARTIR DA MARCANTE PERCEPÇÃO DA ?FALTA?, EVIDENTE NOS DEPOIMENTOS, TRABALHOU-SE, NESTA DISSERTAÇÃO, COM A CONCEITUAÇÃO DA DÍADE ANALFABETO-ANALFABETISMO, COM O CONCEITO DE ESTIGMA QUE ENVOLVE O ANALFABETO E COM O CONCEITO DE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO EM CONTÍNUA MUDANÇA E A POSSIBILIDADE DE CRESCENTE TRANSFORMAÇÃO QUALITATIVA. COM BASE NAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS FORNECIDAS, PRINCIPALMENTE, POR CIAMPA, ERIKSON E GOFFMAN, ENTRE OUTROS, OS RESULTADOS APONTAM PARA A EVIDÊNCIA DE QUE A TRANSFORMAÇÃO NA IDENTIDADE DO JOVEM E DO ADULTO ALFABETIZANDOS SE REALIZA DE ACORDO COM A SUPERAÇÃO GRADATIVA DE DIFICULDADES, O QUE, NA PRÁTICA, SE TRADUZ PELA PASSAGEM DO ESTADO DE ANALFABETO PARA O DE ALFABETIZADO. ESSAS TRANSFORMAÇÕES ESTÃO DESCRITAS EM CINCO MOMENTOS: 1) A PERCEPÇÃO DA FALTA; 2) A BUSCA DE CORREÇÃO DE UM DEFEITO; 3) A ASSUNÇÃO DO PAPEL DE ESTUDANTE; 4) A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E 5) A SUPERAÇÃO DE LIMITES, NEM SEMPRE PREVISÍVEIS ? EM TERMOS DE ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RELACIONADAS TANTO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANTO AO PROCESSO DE SE CONSTITUIR COMO LEITOR E ESCRITOR NUM CONTEXTO ALTAMENTE LETRADO.
Descripción : FEUSP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/716
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

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