Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Carmen Anselmi Duarte Dapt_BR
dc.contributor.authorCHRISTINO, Maria Isabel Silveirapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:33Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:33Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/710-
dc.descriptionFACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractPESQUISEI A DISCIPLINA, ENQUANTO UMA ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS EM SUJEITOS DÓCEIS E ÚTEIS, ADEQUADOS À SOCIEDADE ATUAL, NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. ESTA ESCOLA SITUA-SE NA ZONA CENTRAL DA CIDADE, É PÚBLICA E ATENDE DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO. A PESQUISA DE CAMPO FOI BASEADA EM ESTUDOS FOUCALTIANOS, COM ANÁLISE DE DOCUMENTOS, ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO DIÁRIA. O CONTROLE DOS ALUNOS É FEITO ATRAVÉS DAS NORMAS E DA AMEAÇA DE PUNIÇÃO. ENCONTREI UM SETOR ESPECÍFICO PARA O CONTROLE DISCIPLINAR E MUITOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM ESTE FIM. O NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES É GRANDE. DENTRE ESTAS EXISTEM PEQUENOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, RISO NA HORA DO ESTUDO E OUTROS SIMILARES, LADO A LADO COM CASOS DE AGRESSÃO FÍSICA E PORTE DE ARMA DE FOGO. AS PUNIÇÕES USADAS PELO COLÉGIO, NA SUA MAIORIA SÃO EXCLUDENTES: OU SEJA, AS PENAS PREVÊEM A RETIRADADO INFRATOR DO MEIO EDUCACIONAL, DO AMBIENTE DA SALA DE AULA OU MESMO DA PRÓPRIA ESCOLA - NO CASO DAS SUSPENSÕES DAS ATIVIDADES DISCENTES. AINDA, OBSERVEI QUE ALGUNS ALUNOS PASSAM POR ESTE PROCESSO E CONTINUAM INDISCIPLINADOS, MESMO APÓS TODO O TRABALHO FORMADOR. APONTO COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO UM TRABALHO BASEADO NA FORMAÇÃO ÉTICA DAS PESSOAS.pt_BR
dc.format.extent465206 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASpt_BR
dc.subjectDISCIPLINApt_BR
dc.subjectSUBJETIVIDADEpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleDISCIPLINA E SUBJETIVIDADE NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DA VIRTUDE DA OBEDIÊNCIApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf454.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools