Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/708
Título: | A CONCEPÇÃO SUBVERTIDA DE FUTURO DOS JOVENS: A TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | CACCIA-BAVA, Augusto GRACIOLI, Maria Madalena |
Palavras-chave: | JOVENS;ENSINO MÉDIO;CLASSES POPULARES;PERCEPÇÃO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNESP - ARARAQUARA |
Resumo: | ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR OS ASPECTOS PREPONDERANTES EXISTENTES NAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DA SUA CONCEPÇÃO DE FUTURO A PARTIR DE SUA TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO. SÃO JOVENS PROVENIENTES DAS CLASSES SUBALTERNAS E DAS FRAÇÕES MAIS BAIXAS DAS CAMADAS MÉDIAS, QUE BUSCAM NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO AS CREDENCIAIS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E, PRINCIPALMENTE, A ESCOLARIDADE QUE LHES PERMITA TER ACESSO A MELHORES EMPREGOS. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MEC PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PARA COMPREENDER AS IDEOLOGIAS E OS INTERESSES NELES IMPLÍCITOS E COMO ISSO AFETA A FORMAÇÃO DO JOVEM. PELAS ENTREVISTAS, FORAM OUVIDOS DIRETORES DE ESCOLAS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS. JÁ PARA OS JOVENS AQUI PESQUISADOS, ALÉM DAS ENTREVISTAS, FORMAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REUNIDOS EM GRUPOS FOCAIS, QUE POSSIBILITARAM APREENDER SUAS CONCEPÇÕES DE FUTURO ELABORADAS PARTIR DE SUAS TRAJETÓRIAS PELO ENSINO MÉDIO. A REALIDADE ENCONTRADA REVELOU-SE COMPLEXA, O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO POTENCIALIZA AS OPORTUNIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE UM OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE FUTURO. POR CONSEGUINTE, OS JOVENS VÃO PRIVILEGIAR O TRABALHO EM DETRIMENTO DA ESCOLA, COMPARTILHANDO INSEGURANÇAS E PREOCUPAÇÕES, CONSTRUINDO EXPECTATIVAS POUCO SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. PELO QUE FOI OBSERVADO, ESTUDO, TRABALHO E FAMÍLIA SÃO PROJETOS COMUNS AOS JOVENS, QUE DESEJAM ADQUIRIR INDEPENDENCIA FINANCEIRA E AUTONOMIA PESSOAL E BUSCAM NO ESTUDO, APESAR DOS OBSTÁCULOS, A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. |
Descrição: | FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS-CAMPUS DE ARARAQUARA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/708 |
Outros identificadores: | Doutorado SOCIOLOGIA EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador