 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/708| Title: | A CONCEPÇÃO SUBVERTIDA DE FUTURO DOS JOVENS: A TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO | 
| Authors: | CACCIA-BAVA, Augusto GRACIOLI, Maria Madalena | 
| Keywords: | JOVENS;ENSINO MÉDIO;CLASSES POPULARES;PERCEPÇÃO | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Publisher: | UNESP - ARARAQUARA | 
| Abstract: | ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR OS ASPECTOS PREPONDERANTES EXISTENTES NAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DA SUA CONCEPÇÃO DE FUTURO A PARTIR DE SUA TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO. SÃO JOVENS PROVENIENTES DAS CLASSES SUBALTERNAS E DAS FRAÇÕES MAIS BAIXAS DAS CAMADAS MÉDIAS, QUE BUSCAM NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO AS CREDENCIAIS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E, PRINCIPALMENTE, A ESCOLARIDADE QUE LHES PERMITA TER ACESSO A MELHORES EMPREGOS. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MEC PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PARA COMPREENDER AS IDEOLOGIAS E OS INTERESSES NELES IMPLÍCITOS E COMO ISSO AFETA A FORMAÇÃO DO JOVEM. PELAS ENTREVISTAS, FORAM OUVIDOS DIRETORES DE ESCOLAS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS. JÁ PARA OS JOVENS AQUI PESQUISADOS, ALÉM DAS ENTREVISTAS, FORMAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REUNIDOS EM GRUPOS FOCAIS, QUE POSSIBILITARAM APREENDER SUAS CONCEPÇÕES DE FUTURO ELABORADAS PARTIR DE SUAS TRAJETÓRIAS PELO ENSINO MÉDIO. A REALIDADE ENCONTRADA REVELOU-SE COMPLEXA, O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO POTENCIALIZA AS OPORTUNIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE UM OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE FUTURO. POR CONSEGUINTE, OS JOVENS VÃO PRIVILEGIAR O TRABALHO EM DETRIMENTO DA ESCOLA, COMPARTILHANDO INSEGURANÇAS E PREOCUPAÇÕES, CONSTRUINDO EXPECTATIVAS POUCO SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. PELO QUE FOI OBSERVADO, ESTUDO, TRABALHO E FAMÍLIA SÃO PROJETOS COMUNS AOS JOVENS, QUE DESEJAM ADQUIRIR INDEPENDENCIA FINANCEIRA E AUTONOMIA PESSOAL E BUSCAM NO ESTUDO, APESAR DOS OBSTÁCULOS, A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. | 
| Description: | FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS-CAMPUS DE ARARAQUARA | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/708 | 
| Other Identifiers: | Doutorado SOCIOLOGIA EXCLUSIVO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools