Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/706
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASALI, Alipio Marcio Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | CLAUDIO, Claudemiro Esperança | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/706 | - |
dc.description | PUC/SP | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE COMPREENDER O SIGNIFICADO DAS BRIGAS ENTRE ADOLESCENTES NA ESCOLA. A PESQUISA SE REALIZOU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, EM PARADA DE TAIPAS, NA REGIÃO NOROESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, JUNTO A MENINOS E MENINAS QUE FREQÜENTAM O SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGAS 5ª A 8ª SÉRIES). OS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES REVELAM QUE OS MOTIVOS DE TAIS BRIGAS SÃO COSTUMEIRAMENTE OS MAIS FÚTEIS E BANAIS, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER O SIGNIFICADO DE SUA OCORRÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR NOS TEMPOS ATUAIS DO PAÍS E DO MUNDO. TOMAREI DUAS REFERÊNCIAS PARA ESSA COMPREENSÃO: A DA ADOLESCÊNCIA COMO UM MOMENTO ESPECÍFICO DESSE JOVEM E A DA GLOBALIZAÇÃO, QUE ENVOLVE A PRIMEIRA. AO FAZER ESSA CONTEXTUALIZAÇÃO, LANÇAREI UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA, SEUS CONFLITOS, SEUS EQUÍVOCOS, SEUS ENCONTROS E DESENCONTROS DIANTE DESSE MOMENTO VIVIDO PELO JOVEM. NO ESPAÇO ESCOLAR, PORTANTO SOCIAL, SÃO TRABALHADAS CONCEPÇÕES DE SER HUMANO. MOSTRAREI QUE ESSAS CONCEPÇÕES TRABALHAM COM A IDÉIA DE SER HUMANO ENQUANTO TOTALIDADE FECHADA E, DESSA FORMA, ALIADA AO MAL-ESTAR INERENTE AO PROCESSO CIVILIZATÓRIO, O ADOLESCENTE PODE TRATAR O OUTRO, ENQUANTO ALTERIDADE, O NÃO IGUAL, COM DESPREZO, COM VIOLÊNCIA. PROCURAREI COMPREENDER O QUE ESSA ESCOLA FAZ OU DEIXA DE FAZER NÃO SÓ PARA ENTENDER A ADOLESCÊNCIA COMO TAMBÉM PARA ORIENTÁ-LA, NESSA FASE CRÍTICA DA VIDA DO SER HUMANO. AO FINAL FAREI APONTAMENTOS DE ALGUNS CAMINHOS, VIA UMA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CRÍTICA, PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS SURGIDOS NESSE CONTEXTO ESCOLAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 706491 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | MAL-ESTAR | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | BRIGAS ENTRE ALUNOS NA ESCOLA: A ADOLESCÊNCIA, O MAL- ESTAR E O OUTRO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools