Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/703
Título: | DESIGUALDADE NUMA ESCOLA EM MUDANÇA: TRAJETÓRIAS E EMBATES NA ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA DE JOVENS POBRES |
Autor(es): | FÁVERO, Osmar FERREIRA, Mônica Dias Peregrino |
Palavras-chave: | DESIGUALDADE SOCIAL;JUVENTUDE;PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Resumo: | ESTA TESE BUSCA DESVENDAR UMA RELAÇÃO: ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E OS JOVENS POBRES QUE PASSAM A HABITÁ-LA, NOS MARCOS DE SUA EXPANSÃO. A QUESTÃO: COMO SE UNIVERSALIZA O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FUNDAMENTAL NUM PAÍS QUE VEM HISTORICAMENTE RECUSANDO A INCORPORAÇÃO DE SUAS MAIORIAS, PERCORRE TODA A ANÁLISE. NA INVESTIGAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TRATADA COMO ?CASO PARTICULAR DO POSSÍVEL? (BOURDIEU), A RECUPERAÇÃO DE TRÊS DÉCADAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES, E UM ?MERGULHO? NOS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS TEMPOS QUE CORREM, BUSCAM FAZER-NOS ENTENDER AS VELHAS E NOVAS DESIGUALDADES QUE MARCAM A INSTITUIÇÃO. SELEÇÃO, SEGREGAÇÃO, ENRAIZAMENTO E REGULAÇÃO SÃO AS CATEGORIAS, EIXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ANÁLISE QUE COLOCA A ESCOLA COMO UM ?MIRANTE? DE ONDE SE PODEM APREENDER ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A DINÂMICA SOCIAL. |
Descrição: | CENTRAL DO GRAGOATÁ - UFF |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/703 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador