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Título: OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS
Autor(es): GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira
SANTO, Shirlei Rezende Sales Do Espírito
Palavras-chave: VIOLÊNCIA;ESCOLA;JUVENTUDE;ENSINO NOTURNO
Data do documento: 2002
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: A PRESENTE DISSERTAÇÃO ANALISA AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA NOTURNA, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TRANSGRIDEM AS NORMAS ESCOLARES. BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS - PRIORITARIAMENTE OS/AS JOVENS - PARA ESSAS PRÁTICAS E A PARTIR DELAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS, EM QUE FORAM INVESTIGADAS PRÁTICAS TRANSGRESSORAS DAS NORMAS, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATUA NOS TURNOS DA TARDE E NOITE. A PESQUISA UTILIZA A TEORIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA, EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE ANÁLISE. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDO A DETERMINADAS PRÁTICAS, CONTRAPONDO-O AOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTA DISSERTAÇÃO ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA SÃO CULTURAIS À MEDIDA QUE SÃO RELEVANTES PARA O SIGNIFICADO E QUE FUNCIONAM A PARTIR DOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS OBSERVADOS. ESSES SIGNIFICADOS SÃO MÚLTIPLOS E COMPLEXOS, PODENDO UMA MESMA PRÁTICA SIGNIFICAR DIVERSAS COISAS AO MESMO TEMPO: LUTA, OPOSIÇÃO, DIVERSÃO, BRINCADEIRA OU ATÉ MESMO VIOLÊNCIA. A ARGUMENTAÇÃO É DESENVOLVIDA A PARTIR DA NARRAÇÃO E ANÁLISE DE UMA MULTIPLICIDADE DE EPISÓDIOS OBSERVADOS, ACOMPANHADOS E REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, CONFRONTANDO OS SIGNIFICADOS QUE EU MESMA PRODUZIA PARA TAIS PRÁTICAS, AS ARGUMENTAÇÕES DE TEÓRICOS/AS QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA (COMO MICHEL DE CERTEAU, PIERRE BOURDIEU, ÉRIC DEBARBIEUX, MICHEL WIEVIORKA, MARÍLIA SPOSITO, ANGELINA PERALVA E OUTROS/AS), BEM COMO OS SIGNIFICADOS A ELAS ATRIBUÍDOS PELOS SUJEITOS DA ESCOLA.
Descrição: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/700
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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