Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/700
Título: | OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS |
Autor(es): | GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira SANTO, Shirlei Rezende Sales Do Espírito |
Palavras-chave: | VIOLÊNCIA;ESCOLA;JUVENTUDE;ENSINO NOTURNO |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
Resumo: | A PRESENTE DISSERTAÇÃO ANALISA AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA NOTURNA, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TRANSGRIDEM AS NORMAS ESCOLARES. BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS - PRIORITARIAMENTE OS/AS JOVENS - PARA ESSAS PRÁTICAS E A PARTIR DELAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS, EM QUE FORAM INVESTIGADAS PRÁTICAS TRANSGRESSORAS DAS NORMAS, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATUA NOS TURNOS DA TARDE E NOITE. A PESQUISA UTILIZA A TEORIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA, EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE ANÁLISE. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDO A DETERMINADAS PRÁTICAS, CONTRAPONDO-O AOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTA DISSERTAÇÃO ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA SÃO CULTURAIS À MEDIDA QUE SÃO RELEVANTES PARA O SIGNIFICADO E QUE FUNCIONAM A PARTIR DOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS OBSERVADOS. ESSES SIGNIFICADOS SÃO MÚLTIPLOS E COMPLEXOS, PODENDO UMA MESMA PRÁTICA SIGNIFICAR DIVERSAS COISAS AO MESMO TEMPO: LUTA, OPOSIÇÃO, DIVERSÃO, BRINCADEIRA OU ATÉ MESMO VIOLÊNCIA. A ARGUMENTAÇÃO É DESENVOLVIDA A PARTIR DA NARRAÇÃO E ANÁLISE DE UMA MULTIPLICIDADE DE EPISÓDIOS OBSERVADOS, ACOMPANHADOS E REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, CONFRONTANDO OS SIGNIFICADOS QUE EU MESMA PRODUZIA PARA TAIS PRÁTICAS, AS ARGUMENTAÇÕES DE TEÓRICOS/AS QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA (COMO MICHEL DE CERTEAU, PIERRE BOURDIEU, ÉRIC DEBARBIEUX, MICHEL WIEVIORKA, MARÍLIA SPOSITO, ANGELINA PERALVA E OUTROS/AS), BEM COMO OS SIGNIFICADOS A ELAS ATRIBUÍDOS PELOS SUJEITOS DA ESCOLA. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/700 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador