Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/700
Título : OPOSIÇÃO, DIVERSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PARA DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS
Autor : GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira
SANTO, Shirlei Rezende Sales Do Espírito
Palabras clave : VIOLÊNCIA;ESCOLA;JUVENTUDE;ENSINO NOTURNO
Fecha de publicación : 2002
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumen : A PRESENTE DISSERTAÇÃO ANALISA AS PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA NOTURNA, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TRANSGRIDEM AS NORMAS ESCOLARES. BUSCA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS - PRIORITARIAMENTE OS/AS JOVENS - PARA ESSAS PRÁTICAS E A PARTIR DELAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS, EM QUE FORAM INVESTIGADAS PRÁTICAS TRANSGRESSORAS DAS NORMAS, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATUA NOS TURNOS DA TARDE E NOITE. A PESQUISA UTILIZA A TEORIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS, PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA, EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DE ANÁLISE. O OBJETIVO GERAL É PROBLEMATIZAR O SENTIDO DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDO A DETERMINADAS PRÁTICAS, CONTRAPONDO-O AOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTA DISSERTAÇÃO ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA SÃO CULTURAIS À MEDIDA QUE SÃO RELEVANTES PARA O SIGNIFICADO E QUE FUNCIONAM A PARTIR DOS SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS OBSERVADOS. ESSES SIGNIFICADOS SÃO MÚLTIPLOS E COMPLEXOS, PODENDO UMA MESMA PRÁTICA SIGNIFICAR DIVERSAS COISAS AO MESMO TEMPO: LUTA, OPOSIÇÃO, DIVERSÃO, BRINCADEIRA OU ATÉ MESMO VIOLÊNCIA. A ARGUMENTAÇÃO É DESENVOLVIDA A PARTIR DA NARRAÇÃO E ANÁLISE DE UMA MULTIPLICIDADE DE EPISÓDIOS OBSERVADOS, ACOMPANHADOS E REGISTRADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, CONFRONTANDO OS SIGNIFICADOS QUE EU MESMA PRODUZIA PARA TAIS PRÁTICAS, AS ARGUMENTAÇÕES DE TEÓRICOS/AS QUE ESCREVEM SOBRE A TEMÁTICA (COMO MICHEL DE CERTEAU, PIERRE BOURDIEU, ÉRIC DEBARBIEUX, MICHEL WIEVIORKA, MARÍLIA SPOSITO, ANGELINA PERALVA E OUTROS/AS), BEM COMO OS SIGNIFICADOS A ELAS ATRIBUÍDOS PELOS SUJEITOS DA ESCOLA.
Descripción : BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/700
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador