Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/697
Title: | A SOCIALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE PROJETOS ESPORTIVOS: UM ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA |
Authors: | CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues BARBIRATO, Fernanda Rosa |
Keywords: | JOVENS;ESPORTE;SOCIALIZAÇÃO |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Abstract: | ESTE TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE, A FIM DE DISCUTIR A SIGNIFICAÇÃO DE VALORES QUE PODEM SER APROPRIADOS PELA EDUCANDO POR MEIO DA PRÁTICA ESPORTIVA. A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE DUAS PROPOSIÇÕES DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO IMPOSTA OU CONSTRUÍDA PÔDE-SE VERIFICAR AS INFLUÊNCIAS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE E DELINEAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO ESPORTE. PARA AUXILIAR NESSA ANÁLISE DE VALORES, OPTOU-SE PELO CRUZAMENTO DOS APORTES TEÓRICOS PRODUZIDOS POR AUTORES COMO DURKHEIM, BERGER, COULON, ELIAS, BOURDIEU, VYGOTSKY E GEERTZ, DENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, FOI APRESENTADA TODA A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE ÀS CRÍTICAS SOBRE O EMBATE ENTRE O ESPORTE EDUCATIVO EM OPOSIÇÃO AO ESPORTE DE RENDIMENTO. DIANTE DE TODAS ESSAS INFORMAÇÕES, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA, A PARTIR DE TRÊS FOCOS DE PESQUISA A INSTITUIÇÃO, OS EDUCANDOS E AS SUAS FAMÍLIAS PARA VERIFICAR POSSÍVEIS CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS FRENTE A UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE SE DISPÕE A ADOTAR UM ESPORTE EDUCATIVO PARA SOCIALIZAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ATRAVÉS DO ACESSO À CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. AS CONCLUSÕES REMETEM A UM QUADRO EM QUE SE PODE VERIFICAR A FORÇA QUE A SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA APRESENTA SOBRE OS EDUCANDOS, ALÉM DE DEMONSTRAR QUE OS SIGNIFICADOS ASSOCIADOS AO ESPORTE RESULTAM DA INFLUÊNCIA CONJUNTA DE VÁRIAS INSTÂNCIAS. |
Description: | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/697 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Jovens e Esportes |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools