Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Vera Masagão | - |
dc.contributor.author | SOARES, Tufi Machado | - |
dc.date.accessioned | 2009-02-06T13:51:55Z | - |
dc.date.available | 2009-02-06T13:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier | INAF | en |
dc.identifier.citation | Trabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008 | en |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662 | - |
dc.description | Início da Pesquisa: 2001 | en |
dc.description.abstract | Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos. | en |
dc.description.sponsorship | Ibope CNPq | en |
dc.format.extent | 519822 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Associação Brasileira de Avaliação Educacional | en |
dc.subject | ALFABETISMO FUNCIONAL | en |
dc.subject | ALFABETISMO | en |
dc.subject | LEITURA | en |
dc.subject | ESCRITA | en |
dc.subject | PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | en |
dc.subject | ALFABETISMO MATEMÁTICO | pt |
dc.subject | ALFABETISMO MATEMÁTICO | pt |
dc.subject | MATEMÁTICA | pt |
dc.subject | ANALFABETOS | pt |
dc.title | Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares | en |
dc.type | Article | en |
Appears in Collections: | Indicador nacional de alfabetismo funcional Publicações AE (todas) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
inaf_masagao_soares.pdf | 507.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.