Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRIBEIRO, Vera Masagão-
dc.contributor.authorSOARES, Tufi Machado-
dc.date.accessioned2009-02-06T13:51:55Z-
dc.date.available2009-02-06T13:51:55Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifierINAFen
dc.identifier.citationTrabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008en
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662-
dc.descriptionInício da Pesquisa: 2001en
dc.description.abstractEste artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos.en
dc.description.sponsorshipIbope CNPqen
dc.format.extent519822 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherAssociação Brasileira de Avaliação Educacionalen
dc.subjectALFABETISMO FUNCIONALen
dc.subjectALFABETISMOen
dc.subjectLEITURAen
dc.subjectESCRITAen
dc.subjectPROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICAen
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSen
dc.subjectALFABETISMO MATEMÁTICOpt
dc.subjectALFABETISMO MATEMÁTICOpt
dc.subjectMATEMÁTICApt
dc.subjectANALFABETOSpt
dc.titleConstrução de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolaresen
dc.typeArticleen
Appears in Collections:Indicador nacional de alfabetismo funcional
Publicações AE (todas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inaf_masagao_soares.pdf507.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.