Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/662
Título : Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares
Autor : RIBEIRO, Vera Masagão
SOARES, Tufi Machado
Palabras clave : ALFABETISMO FUNCIONAL;ALFABETISMO;LEITURA;ESCRITA;PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;ALFABETISMO MATEMÁTICO;ALFABETISMO MATEMÁTICO;MATEMÁTICA;ANALFABETOS
Fecha de publicación : 2008
Editorial : Associação Brasileira de Avaliação Educacional
Citación : Trabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008
Resumen : Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos.
Descripción : Início da Pesquisa: 2001
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662
Otros identificadores : INAF
Aparece en las colecciones: Indicador nacional de alfabetismo funcional
Publicações AE (todas)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
inaf_masagao_soares.pdf507.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.