Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/662| Título : | Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares |
| Autor : | RIBEIRO, Vera Masagão SOARES, Tufi Machado |
| Palabras clave : | ALFABETISMO FUNCIONAL;ALFABETISMO;LEITURA;ESCRITA;PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;ALFABETISMO MATEMÁTICO;ALFABETISMO MATEMÁTICO;MATEMÁTICA;ANALFABETOS |
| Fecha de publicación : | 2008 |
| Editorial : | Associação Brasileira de Avaliação Educacional |
| Citación : | Trabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008 |
| Resumen : | Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos. |
| Descripción : | Início da Pesquisa: 2001 |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662 |
| Otros identificadores : | INAF |
| Aparece en las colecciones: | Indicador nacional de alfabetismo funcional Publicações AE (todas) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| inaf_masagao_soares.pdf | 507.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.