Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFANTIN, Maristelaen
dc.contributor.authorGONÇALVES, Reonaldo Manoel-
dc.date.accessioned2008-07-07T21:12:37Z-
dc.date.available2008-07-07T21:12:37Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/552-
dc.descriptionDepositária Biblioteca UFSCen
dc.description.abstractO presente trabalho busca, a partir de uma experiência de educação não formal, no interior da brincadeira, identificar as contribuições do boi-de-mamão para a formação de educadores populares. O trabalho gira em torno da experiência do grupo Arreda Boi, existente há doze anos na Barra da Lagoa, leste da Ilha de Santa Catarina. A sua reflexão centra-se na construção do grupo e de cada pessoa envolvida no processo – processos de saber e de não saber, de querer fazer e de não poder fazer, de saber fazer e de não poder fazer, processos de resistências e processos de ensino. Atenho-me à análise, por parte dos integrantes do grupo Arreda Boi, sobre a construção de um jeito, de uma forma e de valores que alicerçaram a maneira de “se fazer” desse grupo, de “se fazer grupo”. No decorrer deste trabalho, pontuo os caminhos que o grupo percorreu para formatar a sua prática. Analiso a brincadeira do boi-de-mamão à luz das reflexões de autores que justificam a minha opção por um boi-de-mamão trabalhado numa perspectiva de educação dialógica. O trabalho está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo, lanço o olhar sobre o conceito de popular, bem como sua complexidade nas análises, o que se evidencia ao analisarmos o grupo Arreda Boi e as tantas experiências que ele nos traz. O segundo capítulo apresenta a brincadeira do boi-de-mamão, a cantiga do grupo Arreda Boi e histórias de boi. O terceiro capítulo versa sobre a comunidade da Barra da Lagoa e sua relação com o grupo Arreda Boi. O quarto capítulo trata de uma reflexão dos seus integrantes do grupo Arreda Boi, sobre eles mesmos. No último capítulo, aprofundo a questão do diálogo, os “diálogos brincantes” e sua construção no grupo Arreda Boi.en
dc.format.extent2222813 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.subjectBRINCADEIRAS POPULARESen
dc.subjectEDUCAÇÃO NÃO FORMALen
dc.subjectCULTURA POPULARen
dc.subjectEDUCAÇÃO E CULTURAen
dc.subjectFESTAS POPULARESen
dc.titleEducação popular e boi de mamão: diálogos brincantesen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação e Cultura Popular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reonaldo_Manoel_Goncalves.pdf914.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools