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dc.contributor.advisorWEBER, Silkeen
dc.contributor.authorBENZAQUEN, Júlia Figueredo-
dc.date.accessioned2008-06-30T16:21:22Z-
dc.date.available2008-06-30T16:21:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/544-
dc.descriptionDepositária: Biblioteca Central UFPEen
dc.description.abstractA questão principal desta pesquisa é: quais são e como são desenvolvidas práticas de educação não-formal que socializam o valor cooperativo. Assumindo as discussões da dicotomia comunidade e sociedade, do crescente processo de individualização, do individualismo característico do contexto capitalista e das teorias da socialização, fazemos um estudo de caso em um grupo cultural do Programa de Animação Cultural (PAC). Partimos do pressuposto de que a economia solidária, prática baseada na solidariedade, e a educação popular se apresentam como espaços potenciais para a socialização do valor cooperativo. O contexto do nosso caso é apresentado a partir da sua história, estrutura e objetivos, das atividades de capacitação para os educadores não-formais, da escola na qual o grupo está inserido e do grupo em si. Nossa atenção está voltada para a cooperação, ou seja, ao fazer junto, e ao valor cooperativo, que se aproxima da idéia de solidariedade, implicando empatia e comprometimento com o outro. Através de observação participante, entrevistas e análise documental fazemosuma descrição etnográfica utilizando alguns indicadores de práticas cooperativas, como por exemplo: atividades realizadas em grupo e estímulo de respeito ao outro. O Animador Cultural do grupo propiciou oportunidades de socialização do valor cooperativo, mas por sua identificação com o papel do professor, ele falou mais sobre as práticas cooperativas do que oportunizou momentos de vivência delas. Este estudo permitiu aprofundar a compreensão de mecanismos de socialização do valor cooperativo na educação não-formal e ao mesmo tempo perceber a presença de valoressocietários individualistas, como obstáculo a considerar.en
dc.format.extent1461649 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Pernanbuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologiaen
dc.subjectEDUCAÇÃO E CULTURAen
dc.subjectEDUCAÇÃO NÃO FORMALen
dc.subjectCOOPERATIVISMOen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULAR-
dc.subjectPARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.subjectANIMAÇÃO CULTURALen
dc.subjectECONOMIA SOLIDÁRIAen
dc.titleA socialização para a cooperação: uma análise de práticas de educação não-formalen
dc.typeThesisen
dc.typeDissertaçãoen
Appears in Collections:Economia Solidária
Educação e Cultura Popular

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