Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/531
Título: | O diálogo como relação entre agricultores e pesquisadores: a experiência do PAET na Transamazônica |
Autor(es): | HÉBETTE, Jean HENCHEN, Mário José |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO NO CAMPO;EXTENSÃO RURAL |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Resumo: | O Movimento pela Sobrevivência da Transamazônica (MPST) e o Laboratório Agro-Ecológico da Transamazônica (LAET) decidiram, em agosto de 1993, juntar forças e constituíram um Programa de Pesquisa-Formação-Desenvolvimento (PAET). Este previa que as demandas seriam definidas, negociadas e realizadas em conjunto. Neste sentido, tanto o MPST quanto o LAET estariam autorizados a apresentar suas demandas de pesquisa. Esses atores, agora na situação de parceiros, pretendiam romper com relações historicamente marcadas por clientelismo, paternalismo, autoritarismo e poder e, juntos, construir um espaço de relações baseadas em diálogo. Esta análise assume importância na medida em que possibilita pensar as ações e as relações entre agentes de desenvolvimento, pesquisadores e agricultores, quando estes colocam em prática projetos negociados conjuntamente. Utilizou-se uma perspectiva metodológica que possibilitou reunir contribuições diversas, na medida em que se mostrassem adequadas para a análise da problemática. As categorias e conceitos foram ao longo do texto utlizados em aberto para, somente ao final, emergirem com contornos precisos. |
Descrição: | Depositária: Bibliotecas Central e do CFCH-UFPA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/531 |
Aparece nas coleções: | Educação Ambiental Educação no Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mario_Jose_Henchen.pdf | 465.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador