Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/531
Título : | O diálogo como relação entre agricultores e pesquisadores: a experiência do PAET na Transamazônica |
Autor : | HÉBETTE, Jean HENCHEN, Mário José |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO NO CAMPO;EXTENSÃO RURAL |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Resumen : | O Movimento pela Sobrevivência da Transamazônica (MPST) e o Laboratório Agro-Ecológico da Transamazônica (LAET) decidiram, em agosto de 1993, juntar forças e constituíram um Programa de Pesquisa-Formação-Desenvolvimento (PAET). Este previa que as demandas seriam definidas, negociadas e realizadas em conjunto. Neste sentido, tanto o MPST quanto o LAET estariam autorizados a apresentar suas demandas de pesquisa. Esses atores, agora na situação de parceiros, pretendiam romper com relações historicamente marcadas por clientelismo, paternalismo, autoritarismo e poder e, juntos, construir um espaço de relações baseadas em diálogo. Esta análise assume importância na medida em que possibilita pensar as ações e as relações entre agentes de desenvolvimento, pesquisadores e agricultores, quando estes colocam em prática projetos negociados conjuntamente. Utilizou-se uma perspectiva metodológica que possibilitou reunir contribuições diversas, na medida em que se mostrassem adequadas para a análise da problemática. As categorias e conceitos foram ao longo do texto utlizados em aberto para, somente ao final, emergirem com contornos precisos. |
Descripción : | Depositária: Bibliotecas Central e do CFCH-UFPA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/531 |
Aparece en las colecciones: | Educação Ambiental Educação no Campo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mario_Jose_Henchen.pdf | 465.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador