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dc.contributor.authorSILVA, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorFREITAS, Maria De Fatima Quintal deen
dc.date.accessioned2008-06-10T17:57:59Z-
dc.date.available2008-06-10T17:57:59Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/513-
dc.descriptionBiblioteca Central da UFPRen
dc.description.abstractA análise sobre o projeto Terra Solidária, prática de escolarização e profissionalização desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), objetiva indicar em que medida esse projeto se figura como alternativa de conscientização, organização e participação política dos trabalhadores rurais. A pesquisa parte das falas dos alunos egressos que participaram do Terra Solidária quando de sua realização nas comunidades de Cerro Azul e Itaperuçu - PR, no período de 2000 a 2001. O trabalho de campo foi realizado através de entrevista em profundidade, utilizando-se um roteiro de perguntas semi-abertas. As informações coletadas revelam: a importância desse projeto para os trabalhadores rurais; as diferenças e as semelhanças entre o Terra Solidária e as escolas formais; as expectativas que os trabalhadores tinham em relação ao processo educativo e, em que medida, essas expectativas foram ou não respondidas; as mudanças provocadas na vida (pessoal e profissional) dos trabalhadores e, ainda, na forma e na intensidade da participação sindical e comunitária dos mesmos. Em geral, os dados apontam para a seguinte conclusão: embora o Terra Solidária tenha um caráter classista e contra-hegemônico, o fato da CUT oferecer escolarização e profissionalização reproduz a premissa neoliberal de minimização das responsabilidades sociais do Estado, nega a história cutista e põe em xeque a necessidade de um sindicato combativo.en
dc.format.extent52789 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO NO CAMPOen
dc.subjectFORMAÇÃO SINDICALen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.titleO alternativo e o conservador de uma prática educativa: Avaliação crítica do Terra Solidária/CUT-PR na perspectiva dos trabalhadores ruraisen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação no Campo

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