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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/505
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Roberto Cardoso de | en |
dc.contributor.author | MARTINS, Leila Chalub | - |
dc.date.accessioned | 2008-06-09T16:41:53Z | - |
dc.date.available | 2008-06-09T16:41:53Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/505 | - |
dc.description | IFCH/UNICAMP | en |
dc.description.abstract | Como manifestação intencional e direta da produção científica de diferentes área de conhecimento, a extensão rural é uma prática social de caráter educativo de grande complexidade, muito embora seja habitualmente referida como a singela forma de divulgação do conhecimento sistematizado. Sua história confirma sua importância e fala de sua grande plasticidade: nascida do desejo coletivo de progresso do país foi a estratégia mais forte da difusão dos anseios de modernidade que prevaleceu durante muitas décadas. Como campo intelectual nascente, estruturou-se pela absorção e sistematização de métodos e teorias das diferentes disciplinas que integram as ciências humanas e pelo respaldo de conceituados centros de produção do conhecimento do país e do exterior. Ela é ao mesmo tempo parte do processo de divulgação científica e parte do campo de experimentação e replicação dos variados conhecimentos que sustentam o saber agronômico. Ela se destina igualmente à comunidade acadêmico-científica e à comunidade dos produtores rurais. Enquanto uma prática social tão somente ela pode ser vista em seus aspectos técnicos e compreendida na eficácia de seus métodos. Como realidade de sentido, ela engloba um conjunto de valores e convicções que corresponde a uma antecipação, uma utopia. Solidários à prática desenvolvida , esses valores e conceitos são mais que a razão da busca por determinados efeitos. São a expressão de desejos e falam dos movimentos de mudança que procuram construir. Tendo se submetido a profundas mudanças de objetivos e métodos ao longo de sua história, o paradigma da extensão rural, na década de 90, rompe-se ao permear-se do discurso e das contendas do ambientalismo de da luta pela posse da terra, correntes no país. Compreender esse processo, revelando os segmentos sociais em ação, este é o propósito desse estudo. | en |
dc.format.extent | 1089088 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | en |
dc.subject | EXTENSÃO RURAL | en |
dc.title | Entre o plantar e o colher: representações e saberes envolvidos na extensão rural | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação Ambiental |
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