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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Roberto Cardoso deen
dc.contributor.authorMARTINS, Leila Chalub-
dc.date.accessioned2008-06-09T16:41:53Z-
dc.date.available2008-06-09T16:41:53Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/505-
dc.descriptionIFCH/UNICAMPen
dc.description.abstractComo manifestação intencional e direta da produção científica de diferentes área de conhecimento, a extensão rural é uma prática social de caráter educativo de grande complexidade, muito embora seja habitualmente referida como a singela forma de divulgação do conhecimento sistematizado. Sua história confirma sua importância e fala de sua grande plasticidade: nascida do desejo coletivo de progresso do país foi a estratégia mais forte da difusão dos anseios de modernidade que prevaleceu durante muitas décadas. Como campo intelectual nascente, estruturou-se pela absorção e sistematização de métodos e teorias das diferentes disciplinas que integram as ciências humanas e pelo respaldo de conceituados centros de produção do conhecimento do país e do exterior. Ela é ao mesmo tempo parte do processo de divulgação científica e parte do campo de experimentação e replicação dos variados conhecimentos que sustentam o saber agronômico. Ela se destina igualmente à comunidade acadêmico-científica e à comunidade dos produtores rurais. Enquanto uma prática social tão somente ela pode ser vista em seus aspectos técnicos e compreendida na eficácia de seus métodos. Como realidade de sentido, ela engloba um conjunto de valores e convicções que corresponde a uma antecipação, uma utopia. Solidários à prática desenvolvida , esses valores e conceitos são mais que a razão da busca por determinados efeitos. São a expressão de desejos e falam dos movimentos de mudança que procuram construir. Tendo se submetido a profundas mudanças de objetivos e métodos ao longo de sua história, o paradigma da extensão rural, na década de 90, rompe-se ao permear-se do discurso e das contendas do ambientalismo de da luta pela posse da terra, correntes no país. Compreender esse processo, revelando os segmentos sociais em ação, este é o propósito desse estudo.en
dc.format.extent1089088 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociaisen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.subjectEXTENSÃO RURALen
dc.titleEntre o plantar e o colher: representações e saberes envolvidos na extensão ruralen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação Ambiental

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