Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/482
Título: | Um estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitária |
Autor(es): | FREITAS, Maria de Fatima Quintal de FAÇANHA, Cristiana Rocha |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO POPULAR;EDUCAÇÃO EM SAÚDE;AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FAÇANHA, Cristiana Rocha. Um estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitária. 2006. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Curitiba. Orientador(a): Maria de Fatima Quintal de Freitas. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo descrever as práticas de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) que atua na Grande Curitiba (PR), caracterizando tais práticas na perspectiva da Educação e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana. Realizou-se um trabalho de campo, com a aplicação de 47 questionários semi-estruturados aos Agentes Comunitários de Saúde, numa cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Foram identificadas as funções-padrão do ACS as atribuições expressas em portaria ministerial, bem como resgataram-se as legislações que permeiam o Sistema Único de Saúde a fim de que pudessem ser apontadas pelo próprio ACS como presentes em seu trabalho diário. As demais questões envolveram problemas e soluções; e os sentimentos gerados em sua prática profissional. Os resultados indicam que os ACS desenvolvem práticas mais direcionadas para as atribuições de diagnóstico e monitoramento do que para a promoção à saúde e participação popular. Aspectos tais como desvalorização funcional, discriminação por parte da equipe de trabalho e o sentimento de impotência são alguns dos grandes obstáculos cotidianos no exercício de sua função. Porém, a vontade em ajudar o próximo e a perspectiva de aprendizado na área da saúde, são fatores motivadores no seu trabalho. Verifica-se a necessidade de melhor capacitar esse tipo de profissional dentro da perspectiva da Educação Popular e da Psicologia Social Comunitária para que suas atividades alcance melhor o público a ser assistido. |
Descrição: | Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/482 |
Aparece nas coleções: | Educação Popular em Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiana_Rocha_Facanha.pdf | 574.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador