Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DORNELES, Malvina do Amaral | en |
dc.contributor.author | FEITOSA, Debora Alves | - |
dc.date.accessioned | 2008-06-02T20:39:57Z | - |
dc.date.available | 2008-06-02T20:39:57Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Debora Alves. Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras. 2005. 164f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Porto Alegre. Orientador(a): Malvina do Amaral Dorneles. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/464 | - |
dc.description | Biblioteca Setorial de Educação | en |
dc.description.abstract | A Tese se propôs descrever o cotidiano de um galpão de separação de resíduos sólidos urbanos, apresentando as ações e as relações entre os sujeitos, compreendidas como atitudes de cuidado. A investigação foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, descrevendo como o grupo investigado estabelece em seu interior relações sociais, relações de trabalho e relações de gênero. A descrição do Cotidiano do Galpão Rubem Berta mostrou como este grupo se organiza, mostrou como se manifestam as atitudes de Cuidado entre as mulheres e de que modo esta dimensão pode ser percebida na atividade que realizam. Como resultado, foi possível afirmar que a Educação Popular é uma interface do universo do Galpão, um espaço mediador de aprendizagens e de construção de saberes, sistematizados a partir da convivência e visibilizados nas relações e nas ações das mulheres recicladoras. A fundamentação teórica é realizada a partir de Michel Maffesoli, Georg Simmel, Martin Heidegger, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros autores, que favorecem a compreensão desse grupo desde uma perspectiva que valoriza a efervescência e a vitalidade nas relações sociais. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica que se aproxima e se reconcilia com a vida, tendo-a como uma obra de arte em criação permanente. | en |
dc.format.extent | 932703 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | GÊNERO | en |
dc.subject | MULHERES | en |
dc.title | Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação e Gênero |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Debora_Alves_Feitosa.pdf | 910.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools