Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCUNHA, Jorge Luiz daen
dc.contributor.authorSANTOS, Cláudia Medianeira Gomes dos-
dc.date.accessioned2008-06-02T20:20:03Z-
dc.date.available2008-06-02T20:20:03Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSAMTOS, Cláudia Medianeira Gomes dos. A educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS: um estudo de caso. 2004. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Santa Maria. Orientador(a): Jorge Luiz da Cunha.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/463-
dc.descriptionBiblioteca CENTRAL/UFSMen
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar o processo histórico e pedagógico da Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha na cidade de Santa Maria-RS, bem como as suas influências na educação de meninas no início do século XX, cuja escola estava ligada ao empreendimento ferroviário. Como metodologia, utiliza-se do estudo de caso e de gênero, da abordagem investigativa da história Oral e a memória, valendo-se de instrumentos como registro de fotografias e análise documental através dos relatórios da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, no período de 1920-1931, cujos documentos contribuíram sobremaneira para a construção dessa pesquisa. O uso de entrevistas, fez com que a memória das mulheres que estudaram na Santa Teresinha, viesse compor um novo olhar sobre a história da educação feminina, onde se buscou valorizar cada experiência contada. As fotografias, também possibilitaram a análise e reflexão do período histórico. E por fim, buscou-se desenvolver uma breve história da cidade de Santa Maria, abordando as mudanças geradas com a vinda da ferrovia, a trajetória de Manuel Ribas, a construção da Escola feminina e suas práticas, a influência da doutrina positivista e da religião católica e seus reflexos na composição de uma educação feminina voltada para a manutenção da estabilidade social, em que a mulher tinha o dever de ser mãe e esposa, compõe essa pesquisa. Palavras-chave: História, Educação Feminina e práticas educativas.en
dc.format.extent6969339 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO DA MULHERen
dc.subjectMULHERESen
dc.subjectEDUCAÇÃO DE GÊNEROen
dc.titleA educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS: um estudo de casoen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Medianeira_Gomes_Santos.pdf6.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools