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Título : Aprender a ser viúva: experiências de mulheres idosas no meio rural
Autor : DOLL, Johannes
BUAES, Caroline Stumpf
Palabras clave : TERCEIRA IDADE;MULHERES;GÊNERO
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : BUAES, Caroline Stumpf. Aprender a ser viúva: experiências de mulheres idosas no meio rural. 2005. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Porto Alegre. Orientador(a): Johannes Doll.
Resumen : A presente dissertação visa compreender como a mulher idosa constrói a sua experiência de ser viúva no meio rural. Mulheres idosas constituem hoje um segmento da sociedade que vem adquirindo mais visibilidade em função da maior longevidade feminina. Uma característica marcante deste grupo, que influencia as diferentes maneiras de viver a velhice, é o alto índice de viúvas. A perda do parceiro representa um forte impacto e desafia as mulheres a aprenderem a ser viúvas, o que exige um grande esforço de adaptação tanto em termos práticos, como de identidade. Esta circunstância pode ser compreendida como um processo educativo informal, mediado pelos discursos culturais presentes no contexto em que as viúvas vivem. Desta maneira, o contexto rural apresenta características particulares para a aprendizagem de ser viúva idosa. As teorias específicas sobre o luto e perda trazem outras contribuições importantes para a compreensão deste processo. Uma revisão histórica da imagem da viuvez aponta para diferentes conotações, como a “viúva alegre”, a “viúva pobre” e a “viúva boa” (Cavallo e Warner, 1999). A presente pesquisa analisa o processo de aprendizagem da viuvez através de um estudo qualitativo de caráter etnográfico realizado no Distrito Rural de Bela Vista, pertencente ao município de Passo Fundo situado no planalto médio do estado do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas acerca da história de vida de nove mulheres viúvas, com idades entre 51 e 94 anos, e observações efetuadas na comunidade, principalmente nos encontros do grupo de idosos – Dati. Os dados foram analisados através da construção de categorias analíticas conforme a proposta de Minayo (1998). A partir dos resultados é possível observar que a mulher aprende a ser viúva no meio rural a partir do posicionamento que assume frente ao conflito entre discursos antigos, que aparecem marcados pela cultura dos imigrantes, e discursos novos que assinalam as mudanças no meio de produção rural e o surgimento do discurso científico gerontológico.
Descripción : Biblioteca Setorial de Educação
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/462
Aparece en las colecciones: Educação e Gênero

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