Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/450
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | GÓES, Marina Piza de Sampaio | - |
dc.contributor.author | MORAES, Carmem Sylvia | - |
dc.contributor.author | BEISIEGEL, Celso de Rui | - |
dc.contributor.author | SCARLATO, Francisco Capuano | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-26T16:34:16Z | - |
dc.date.available | 2008-05-26T16:34:16Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | GÓES, Marina Piza de Sampaio. Educação Popular: a experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores. 2001. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientadores(as): Carmem Sylvia Moraes; Celso de Rui Beisiegel; Francisco Capuano Scarlato. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/450 | - |
dc.description | Biblioteca da Faculdade de Educação/USP | en |
dc.description.abstract | Trata-se de pesquisa empírica de cunho histórico-educacional "Conselho de Escolas de Trabalhadores", entidade nacional de educação popular de formação profissional, que congrega oito escolas de trabalhadores de várias regiões do país, a saber: Recife (Pe), Rio de Janeiro (RJ), São João do Meriti (RJ),Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Dentre as oito escolas do CET, três delas foram aqui estudadas por serem portadoras de uma pedagogia própria e pelo desenvolvimento de cursos profissionais não submetidos às normalizações do MEC. Seus cursos caracterizam-se por serem de "trabalhadores para trabalhadores", os quais também participam do quadro de monitores. Trata-se de um projeto pedagógico alternativo, com elementos de cidadania, criado como reação à ditadura militar, por trabalhadores de entidades do Movimento Popular e sindicalistas, devido às`perseguições políticas, o constante desemprego e ao despreparo técnico-profissional dos operários, determinado pelas modificações técnicas introduzidas no país pelas novas indústrias multinacionais. O recorte cronológico apresentado vai dos anos 60 até a atualidade. | en |
dc.format.extent | 4023240 bytes | - |
dc.format.extent | 3182793 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.title | Educação Popular: a experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marina_Piza_Sampaio_Goes_parte_1.pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Marina_Piza_Samapaio_Goes_parte2.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools