Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/449
Title: | A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros |
Authors: | VIEIRA, Emilia Peixoto OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de |
Keywords: | EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;FORMAÇÃO PROFISSIONAL;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | VIEIRA, Emilia Peixoto. A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros. 2002. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Romualdo Luiz Portela de Oliveira. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é avaliar a implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional - PROEP em cinco escolas estaduais localizadas nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), no estado do Espírito Santo na visão dos Conselheiros de Escolas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo - SINDIUPES. A escolha destes municípios deveu-se ao fato de eles concentrarem os maiores índices de desemprego do Estado, e, a das escolas em virtude de cada uma delas ter estabelecido um tipo diferente de relação com o programa. O PROEP, implantado pelo Ministério da Educação e do Desporto, é uma das políticas públicas cuja finalidade é responder às demandas de maior qualificação dos trabalhadores sob o suposto de que isto implica na empregabilidade, sendo esta uma das razões apontadas pelos organismos oficiais para explicar o desemprego. Acompanhou-se o processo de implantação do PROEP, observando diferentes formas de resistências/adesão da comunidade escolar (profissionais do ensino e usuários). A investigação foi realizada em dois momentos: primeiro, coletiva, com perguntas a respeito da forma do ensino médio, da educação profissional e; segundo, individualmente, com a finalidade de obter, na relação verbal dos usuários e profissionais, a opinião a respeito das propostas da reforma. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e questionários para possibilitar uma articulação entre os objetivos do trabalho com as respostas fornecidas. |
Description: | Biblioteca da Faculdade de Educação |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/449 |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Emilia_Peixoto_Vieira.pdf | 432.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools