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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/447
Título: | A classe trabalhadora e a construção de propostas de educação humanizadora: uma leitura da experiência do Projeto Evolução |
Autor(es): | TITO, Neuza Geralda FISCHER, Maria Clara Bueno |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | TITO, Neuza Geralda. A classe trabalhadora e a construção de propostas de educação humanizadora: uma leitura da experiência do Projeto Evolução. 2005. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Unisinos. Orientador(a); Maria Clara Bueno Fischer. |
Resumo: | O Projeto Evolução, objeto deste estudo, é uma experiência de educação entre trabalhadores/as e foi elaborado por entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Neste estudo, me propus a analisar e identificar elementos de valorização das experiências dos/as participantes na construção de sua prática pedagógica no projeto. Parto do pressuposto que trazemos para os nossos espaços de atuação os sentidos e valores vividos e herdados em nossos modos de produção da existência. Procuro saber como esses valores e saberes atribuíram sentidos aos vivido na prática pedagógica do projeto. Por conceber a realidade como uma rede de interligações entre as dimensões de totalidade, particularidade e singularidade, realizei, neste estudo, uma breve historicização da organização dos modos de produção e da educação. Trabalho e educação foram considerados os espaços privilegiados de “ter” experiência pelos sujeitos. Como o entorno social é espaço de produção da cultura onde os sujeitos estão inseridos/as, a construção histórica da formação social do brasil, a formação da região do Vale do Rio dos Sinos/RS e a produção nas indústrias de calçado, neste estudo, são consideradas dimensões formativas e importantes que os sujeitos realizam. A valorização da experiência foi o ponto de partida das relações entre os sujeitos que produziram, mediados pelo mundo, novos conhecimentos, novos sentidos e valores. Com seus problemas, dificuldades e contradições, as pessoas continuam suas trajetórias buscando seus sonhos e utopias. Neste estudo, a educação humanizadora foi considerada um lócus privilegiado para dar relevo à realidade dos sujeitos e criar possibilidades de uma nova compreensão desta mesma realidade. É a partir destes novos sentidos e significados atribuídos às suas próprias histórias que os indivíduos são capazes de gerar ações direcionadas ao seu processo de emancipação e de formação humana, individual e coletiva. |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/447 |
Aparece nas coleções: | Educação do Trabalhador |
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