Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/436
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | GONÇALVES, Paulo Celso Costa | - |
dc.contributor.author | ROSA, Maria Ines | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-21T21:47:33Z | - |
dc.date.available | 2008-05-21T21:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro. 2001. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Campinas. Orientador(a): Maria Ines Rosa | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/436 | - |
dc.description | Biblioteca Central da UNICAMP | en |
dc.description.abstract | A formação profissional, no modo de produção capitalista, ocorre de forma organizada e institucionalizada em estabelecimentos denominados escolas profissionais. Estas, inicialmente escolas de artes e ofícios, organizadas como 'oficinas-escolas', nas quais a aprendizagem se dava juntamente com a produção, transformam-se em escolas técnicas, e nestas a aprendizagem ocorre completamente separada do espaço da produção. Para tanto, a escola profissional passa por um processo de racionalização de seu funcionamento. Através de regulamentação organiza-se um sistema de ensino profissional em níveis hierarquizados, adota-se uma metodologia de ensino que visa a rápida qualificação do trabalhador e abre-se espaço no currículo das escolas profissionais para as disciplinas de formação geral com o objetivo de disciplinar a própria formação profissional enquadrando-a nos padrões dos sistemas escolares. A Escola Profissional Masculina de Rio Claro, que iniciou as suas atividades em 1920, teve a sua trajetória marcada pelo processo de mudança de configuração do ensino profissional que ocorreu no sentido de fazer com que deixasse de ter como horizonte a escola de artes e ofícios para assumir uma configuração de escola técnica. | en |
dc.format.extent | 9916453 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.title | Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Goncalves_Paulo_Celso_da_Costa.pdf | 9.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools