Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/436| Título : | Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro |
| Autor : | GONÇALVES, Paulo Celso Costa ROSA, Maria Ines |
| Palabras clave : | EDUCAÇÃO E TRABALHO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
| Fecha de publicación : | 2001 |
| Editorial : | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Citación : | GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro. 2001. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Campinas. Orientador(a): Maria Ines Rosa |
| Resumen : | A formação profissional, no modo de produção capitalista, ocorre de forma organizada e institucionalizada em estabelecimentos denominados escolas profissionais. Estas, inicialmente escolas de artes e ofícios, organizadas como 'oficinas-escolas', nas quais a aprendizagem se dava juntamente com a produção, transformam-se em escolas técnicas, e nestas a aprendizagem ocorre completamente separada do espaço da produção. Para tanto, a escola profissional passa por um processo de racionalização de seu funcionamento. Através de regulamentação organiza-se um sistema de ensino profissional em níveis hierarquizados, adota-se uma metodologia de ensino que visa a rápida qualificação do trabalhador e abre-se espaço no currículo das escolas profissionais para as disciplinas de formação geral com o objetivo de disciplinar a própria formação profissional enquadrando-a nos padrões dos sistemas escolares. A Escola Profissional Masculina de Rio Claro, que iniciou as suas atividades em 1920, teve a sua trajetória marcada pelo processo de mudança de configuração do ensino profissional que ocorreu no sentido de fazer com que deixasse de ter como horizonte a escola de artes e ofícios para assumir uma configuração de escola técnica. |
| Descripción : | Biblioteca Central da UNICAMP |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/436 |
| Aparece en las colecciones: | Educação do Trabalhador |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Goncalves_Paulo_Celso_da_Costa.pdf | 9.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador