Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | PIOLLI, Evaldo | - |
dc.contributor.author | HELOANI, José Roberto Montes | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-19T21:26:36Z | - |
dc.date.available | 2008-05-19T21:26:36Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | PIOLLI, Evaldo. Educação e sindicalismo: o discurso sindical no contexto da reestruturação produtiva. 2004. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Campinas. Orientador9a): José Roberto Montes Heloani. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/433 | - |
dc.description | Biblioteca Central UNICAMP | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo reconstruir parte dos discurso sindical emitido pelas Centrais Sindicais (Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Central Única dos Trabalhadores - CUT e Força Sindical) ao longo dos anos 90 e início dos anos 2000 com o propósito de verificar suas convergências com o discurso do Estado e as confluências de tais discursos com a lógica do capital no contexto da reestruturação produtiva e das políticas neoliberias, um cenário onde o capital busca reestabelecer sua hegemonia imprimindo novas formas de racionalização e de controle sobre a força-de-trabalho e um novo arranjo societal centrado numa regulação pelo mercado. As inovações decorrentes de tal processo promovem o isolamento político da classe trabalhadora e inserem novos desafios ao movimento sindical, como o de superar sua crise e ao mesmo tempo responder a novas demandas impostas aos trabalhadores, muitas delas remetidas para a nova institucionalidade da política de emprego em torno da negociação da educação e da formação profissional no âmbito do Plano Nacional de Qualificação Profissional - Planfor. Mas tanto o conteúdo deste plano como também o modelo de gestão pública de forte poder regulatório (um modelo paritário e tripartite que inclui trabalhadores, empresários e governo) presente nas suas diretrizes participam de um projeto mais amplo que visa à inserção do país na lógica do capitalismo globalizado, do qual o movimento sindical, a exemplo de outros momentos do processo de acumulação do capital no Brasil, vem sendo chamado a participar. | en |
dc.format.extent | 650754 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | SINDICALISMO | en |
dc.title | Educação e sindicalismo: o discurso sindical no contexto da reestruturação produtiva | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Evaldo_Piolli.pdf | 635.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools