Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/421
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Maria Teodora Jesus | - |
dc.contributor.author | SHIROMA, Eneida Oto | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-19T17:55:52Z | - |
dc.date.available | 2008-05-19T17:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Teodora Jesus. Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Florianópolis. Orientador(a): Eneida Oto Shiroma | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/421 | - |
dc.description | Biblioteca UFSC | en |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa os pressupostos e propostas do Senai e Senac no campo da educação profissional. O texto foi sistematizado com base em informações colhidas por meio da análise dos principais documentos escritos por essas instituições para reformular seus modelos de ensino e estilo de atuação. A investigação propiciou-nos a apreensão de uma gama de fatores que condicionam o processo administrativo e pedagógico dessas entidades, os quais, segundo elas, estão relacionados às condições sociais e educacionais do país estabelecidas pelas transformações político-econômicas e culturais dos últimos anos. Argumentam que a globalização, a crise do fordismo, o incremento de novas tecnologias e a reestruturação produtiva promovem mudanças e geram novos arranjos organizacionais que alteram as relações de trabalho e requerem um novo perfil de trabalhador exigindo uma revisão de suas políticas e práticas frente à necessidade de adequar-se aos desafios de uma realidade cada vez mais complexa e instável. Além disso, afirmam que o sistema educacional do país é deficiente e atribuem à educação a responsabilidade tanto pela situação econômica da população, como pela má qualidade dos bens e serviços produzidos pelas empresas brasileiras, o que dificulta nossa inserção e permanência no cenário da competitividade internacional. Diante disso, elaboram propostas de ação partindo do princípio de que cabe à educação profissional a missão de oferecer ao trabalhador empregabilidade, para que sobreviva num contexto cada vez mais flexível e exigente, e também resgate sua condição de cidadania. Por fim, identificamos semelhanças e diferenças nas análises apresentadas nos documentos do Senai e Senac que, apesar de aparentemente críticas, revelam os limites do delineamento de um projeto de educação profissional voltado aos interesses do capital. | en |
dc.format.extent | 463976 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.title | Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria_Teodora_Jesus_Silva.pdf | 453.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools