Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/421
Título : | Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI |
Autor : | SILVA, Maria Teodora Jesus SHIROMA, Eneida Oto |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;FORMAÇÃO PROFISSIONAL;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | SILVA, Maria Teodora Jesus. Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Florianópolis. Orientador(a): Eneida Oto Shiroma |
Resumen : | Esta dissertação analisa os pressupostos e propostas do Senai e Senac no campo da educação profissional. O texto foi sistematizado com base em informações colhidas por meio da análise dos principais documentos escritos por essas instituições para reformular seus modelos de ensino e estilo de atuação. A investigação propiciou-nos a apreensão de uma gama de fatores que condicionam o processo administrativo e pedagógico dessas entidades, os quais, segundo elas, estão relacionados às condições sociais e educacionais do país estabelecidas pelas transformações político-econômicas e culturais dos últimos anos. Argumentam que a globalização, a crise do fordismo, o incremento de novas tecnologias e a reestruturação produtiva promovem mudanças e geram novos arranjos organizacionais que alteram as relações de trabalho e requerem um novo perfil de trabalhador exigindo uma revisão de suas políticas e práticas frente à necessidade de adequar-se aos desafios de uma realidade cada vez mais complexa e instável. Além disso, afirmam que o sistema educacional do país é deficiente e atribuem à educação a responsabilidade tanto pela situação econômica da população, como pela má qualidade dos bens e serviços produzidos pelas empresas brasileiras, o que dificulta nossa inserção e permanência no cenário da competitividade internacional. Diante disso, elaboram propostas de ação partindo do princípio de que cabe à educação profissional a missão de oferecer ao trabalhador empregabilidade, para que sobreviva num contexto cada vez mais flexível e exigente, e também resgate sua condição de cidadania. Por fim, identificamos semelhanças e diferenças nas análises apresentadas nos documentos do Senai e Senac que, apesar de aparentemente críticas, revelam os limites do delineamento de um projeto de educação profissional voltado aos interesses do capital. |
Descripción : | Biblioteca UFSC |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/421 |
Aparece en las colecciones: | Educação do Trabalhador |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Teodora_Jesus_Silva.pdf | 453.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador