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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/397
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | VENTURA, Jaqueline Pereira | - |
dc.contributor.author | FRIGOTTO, Gaudêncio | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-16T20:10:27Z | - |
dc.date.available | 2008-05-16T20:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | VENTURA, Jacqueline Pereira. O Planfor e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada. 2001. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Rio de Janeiro. Orientador(a): Gaudêncio Frigotto. | en |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/397 | - |
dc.description | Biblioteca Central do Gragoatá | en |
dc.description.abstract | Aborda as mudanças ocorridas nas políticas públicas brasileiras destinadas à educação de jovens e adultos trabalhadores, sustentadas e justificadas pelas transformações nas relações sociais capitalistas neste fim de século. Essas mudanças rompem com a estrutura tradicional da EJA, apontando para nova concepção e/ou para a construção de nova identidade dessa modalidade educacional, vinculando-a mais imediatamente às necessidades mercadológicas. Discute, em primeiro lugar, o cenário no qual se desenrola este processo, mapeando a passagem da ideologia desenvolvimentista para a ideologia competitivista, que engendra nova sociabilidade. Neste ponto, aborda, por um lado, a crise capitalista mundial que põe fim à "era de ouro" do capital, procurando revelar os contornos da sua nova configuração. Em segundo lugar, revê e analisa alguns dos marcos históricos e teóricos da EJA no Brasil: as campanhas para pôr fim ao analfabetismo; a educação de adultos e os projetos de valorização da cultura popular; os movimentos governamentais, como o MOBRAL; as experiências dos anos 1980/1990, salientando a identidade que está se projetando para a EJA no século que se inicia, explicitando a relação, cada vez mais próxima, entre os campos de trabalho e educação. Terceiro, considerando o Planfor como política pública que melhor expressa a nova perspectiva governamental para educação dos trabalhadores adultos na atualidade, faz, inicialmente, uma discussão sobre a divisão de tarefas entre MTE e o MEC. A partir daí, mapeia a origem empresarial do Planfor, seus objetivos, sua estrutura organizativa, sua inserção como política pública de combate ao desemprego e os resultados divulgados. Finalmente, analisa sua vertente mercadológica, na qual alimenta a idéia de uma educação voltada fundamentalmente para os interesses do mercado, concepção que, na verdade, reitera, sob novas bases (fascismo social) e novos conceitos ideológicos. | en |
dc.format.extent | 696206 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | PLANFOR | en |
dc.title | O Planfor e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
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