Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/385
Título: | Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná |
Autor(es): | CARDOSO, Ana Lúcia Tomaz NOMA, Amélia Kimiko |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;PLANFOR |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CARDOSO, Ana Lúca Tomaz. Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná. 2002. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador(a): Amélia Kimiko Noma. |
Resumo: | A dissertação analisa a educação profissional institucionalizada no estado do paraná, a partir das diretrizes das políticas sociais do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), centrando o foco das discussões no Plano Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado ao Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Aborda o objeto de estudo a partir da discussão da relação educação e trabalho no contexto da globalização do capital, que tem como cenário as transformações que estão ocorrendo na forma da produção e na organização política, em nível internacional e nacional. Busca dar significado histórico a esta série de mudanças de grande porte realizadas na educação brasileira visando adequações às novas demandas de qualificação profissional. Analisa como o PEQ é desenvolvido e articulado no Paraná e mostra como a política pública de qualificação e requalificação profissionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) justificam suas metas e objetivos, traçando uma política social compensatória em nome da modernização social do país, que atende aos interesses econômicos e políticos hegemônicos do capital em nível nacional e internacional. aponta que a educação profissional implementado pelo planfor/Peq revela ser mais de caráter ideológico do que funcional e efetivo para as metas propostas, tornando a mesma apta a responder às demandas do setor produtivo, subordinando-se à lógica do capital. Evidencia tratar-se de uma política que se insere no conjunto de políticas sociais nacionais e como tal, se constitui e se institui no processo de adequação da educação brasileira às relações sociais, políticas e econômicas da nova etapa do capitalismo mundial. |
Descrição: | Biblioteca Central da UEM |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/385 |
Aparece nas coleções: | Educação do Trabalhador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Lucia_Tomaz_Cardoso.pdf | 306.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador