Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/381
Título: | A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná |
Autor(es): | SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de SILVA JÚNIOR, João dos Reis |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;PLANFOR |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de. A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná. 2002. 168f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a) João dos Reis Silva Júnior. |
Resumo: | Este trabalho analisa o Plano Estadual de Qualificação - PEQ -, mecanismo de implementação do Plano Nacional de Qualificação Profissional - PLANFOR - no Paraná, suas formulações oficiais e suas bases organizativas concretas, a partir da segunda metade da década de 90, procurando compreendê-lo como uma nova forma de regulação social. As informações foram obtidas dos documentos da Secretaria de Estado do Emprego e Relações de Trabalho/PR e do Ministério do Trabalho e Emprego. Realizaram-se entrevistas no âmbito da SERT, estadual e regional norte/Londrina, sendo ouvidos também os coordenadores de formação profissional das entidades executoras na região e outros atores envolvidos no processo de qualificação do PEQ. Os resultados da pesquisa apontam a essência quantitativa e de otimização dos recursos do PEQ/Pr, preponderando critérios numéricos e políticos nas decisões de alocação dos mesmos, tornando secundários os conteúdos dos cursos de qualificação. Na execução das ações do PEQ/Pr, houve a manutenção das instituições tradicionais de educação profissional e o incremento das entidades públicas estatais, além da participação das organizações dos trabalhadores. Esta última dependeu, no período estudado, da concorrência entre as centrais sindicais e da posição ocupada por seus chefes regionais nas instâncias organizadoras do PEQ. Os atores envolvidos admitem o encerramento das conquistas salariais e apontam a qualificação profissional para competir por eventuais postos de trabalho, ressaltam a educação e a qualificação compensatórias e as relacionam aos treinamentos, para tarefas específicas exigidas pelo mercado. |
Descrição: | Biblioteca PUC/SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/381 |
Aparece nas coleções: | Educação do Trabalhador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solange_Cassia_Inforzato_Souza_parte1.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Solange_Cassia_Inforzato_Souza_parte2.pdf | 3.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Solange_Cassia_Inforzatto_Souza_parte3.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador