Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/378
Título: | Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em busca da cidadania |
Autor(es): | PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça ABRAMOWICZ, Mere |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO E TRABALHO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça. Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania. 2002. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Mere Abramowicz. |
Resumo: | Trata-se de um estudo com jovens de quatorze a dezenove anos, egressos do Programa Educação para o Trabalho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado de são paulo - Senac/SP, na favela de Paraisópolis, município de São Paulo. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa, destacando-se os procedimentos de análise documental, questionários, entrevistas e seminário. Este programa foi idealizado e estruturado tendo por base a tecnologia e a experiência do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac/SP no desenvolvimento de trabalhos comunitários na periferia desta capital, bem como os resultados de outros programas desenvolvidos com jovens de famílias pobres, que buscavam no Senac/SP programas rápidos de profissionalização. O foco do estudo se volta à análise de um dos objetivos do programa que era a conquista da cidadania, com destaque ao fazer-se sujeito, ao acesso ao trabalho, à igualdade e dualidade na educação brasileira. Na discussão dos resultados foram evidenciadas as situações de exclusão e de opressão do trabalhador sujeito às leis do mercado, bem como a tensão entre educação e trabalho. Os jovens integrantes desta pesquisa reconhecem suas dificuldades na conquista do trabalho e nas oportunidades de estudo e percebem as desigualdades nesse processo. Porém, não demonstraram uma consciência política para provocar mudanças ou garantir-lhes melhores condições de vida se afirmando como cidadãos. Acreditaram em mudanças pessoais a partir do desenvolvimento da auto-estima como elemento que favorece a construção do sujeito e o acesso à educação e ao trabalho, porém, para resolver as distorções existentes é necessário uma conjugação maior de esforços, sendo preciso que ocorram mudanças nas políticas públicas sociais do país. |
Descrição: | Biblioteca PUC/SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/378 |
Aparece nas coleções: | Educação do Trabalhador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jacira_Rodrigues_Pereira_parte1.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Jacira_Rodrigues_Pereira_parte2.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Jacira_Rodrigues_Pereira_parte3.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador