Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/376
Título: O Programa Integrar de formação profissional da CNM/CUT: estudo sobre sua organização curricular e desenvolvimento do núcleo de Ribeirão Pires
Autor(es): SAPIENSA, Angelina Cervino
FERRETI, Celso João
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;PROGRAMA INTEGRAR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;CURRÍCULO ESCOLAR
Data do documento: 2002
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SAPIENSA, Angelina Cervino. O Programa Integrar de formação profissional da CNM/CUT: estudo sobre sua organização curricular e desenvolvimento do núcleo de Ribeirão Pires. 2002. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Celso João Ferreti.
Resumo: Em 1997, a CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgico, filiada à CUT - Central Única dos Trabalhadores - em convênio realizado com a Prefeitura Municipal de Estância Turística de Ribeirão Pires, São Paulo, criou o núcleo do Programa Integrar - Curso de Formação e Requalificação Profissional para o trabalho na cidade. O curso destinou-se a trabalhadores metalúrgicos maiores de 25 anos, desempregados ou em risco de perder o emprego, com baixa escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto- mas que soubessem ler, escrever e contar. O presente trabalho pretende levantar elementos para compreender como a equipe pedagógica do núcleo Ribeirão Pires organizou e desenvolveu seu currículo no período de 1997 a 2000, tempo de funcionamento do núcleo. O processo de investigação foi conduzido sob forma de uma pesquisa de caráter qualitativo envolvendo 9 alunos egressos no núcleo, a professora, o instrutor, a responsável local, a orientadora pedagógica do nucleo, a secretaria de educação municipal, alguns documentos produzido pelo Programa Integrar São Paulo e, os materiais elaborados pela equipe pedagógica e pelos seus alunos durante o curso. Acredito com isso, poder contribuir para a compreensão de um dos processos educativos que trata da formação profissional na atualidade a partir da ótica da população que dele participou.
Descrição: Biblioteca PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/376
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte1.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte2.pdf3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte3.pdf4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador