Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/375
Título : | A participação da sociedade civil no Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul |
Autor : | COSTA, Ângela Maria SAUL, Ana Maria Aparecida Avella |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO E TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;PLANFOR;ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | COSTA, Ângela Maria. A participação da sociedade civil no Plano Nacional De Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul. 2002. 222f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Ana Maria Aparecida Avella Saul. |
Resumen : | Este trabalho analisou a teoria e a pratica na participação da sociedade civil, representada pelas comissões estadual e municipais de emprego, no plano nacional de qualificação do trabalhador - Planfor, em Mato Grosso do Sul, no período de 1998-1999, no intuito de verificar "se" e "como" as diretrizes do Planfor, quanto a essas comissões foram concretizadas. Constitui-se em um trabalho analítico-interpretativo. Para desenvolver este estudo optamos pela investigação qualitativa e pelo estudo de caso numa perspectiva histórica. Realizamos analises de bibliografias e de documentos oficiais e institucionais e disponíveis, que tratam da construção, execução e controle de política do Planfor e dos planos estaduais de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul e, ainda, os relatos de experiências de atores sociais envolvidos neste processo, em forma de entrevistas não-diretivas e questionários, de modo a registrar essa historia recém-iniciada em nosso estado: a pratica da participação social na política pública e social de qualificação profissional do trabalhador. A pesquisa permitiu concluir que a participação da sociedade civil nessa política não aconteceu: na prática, o discurso é outro. O planfor caracteriza-se por uma política compensatória, resultando, na pratica, a distribuição de verbas para desenvolvimentos de planos estaduais de qualificação profissional, mas nunca na divisão de poder. A conclusão aponta para a necessidade de avançar no rumo da necessária participação social, investindo no paradigma da educação para a participação em que a pedagogia de Paulo Freire oferece contribuições inestimáveis. |
Descripción : | Biblioteca Central Nadir Kfouri |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/375 |
Aparece en las colecciones: | Educação do Trabalhador |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Angela_Maria_Costa.pdf | 936.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador