Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/374
Título : | A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda |
Autor : | ROCHA, Vanessa Besestil da CASTRO, Marta Luz Sisson de |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO POPULAR;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;ECONOMIA SOLIDÁRIA |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | ROCHA, Vanessa Besestil. A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda. 2002. 166f. Mestrado (Dissertaçaõ em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Porto Alegre. Orientador(a): Vanessa Besestil da Rocha. |
Resumen : | Este estudo buscou analisar o projeto de jovens e adultos, intitulado "Educação dos Trabalhadores em Resíduos Sólidos Recicláveis - Projeto Galpão", realizado na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta (Porto Alegre, RS), buscando compreender sua proposta de trabalho, socializar seus sucessos e auxiliar na reconstrução e melhoria desta proposta, com o fim de contribuir para outros projetos de natureza semelhante. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, amparado no paradigma construtivista, que utilizou a análise de conteúdo para estudar os dados coletados. Foram participantes da investigação ex-educadores e educadores atuais do projeto, educandos, trabalhadores do Galpão e membros das diversas parcerias que compõem o Projeto. Ao refletir sobre o Projeto, emergiram algumas questões que comprometem o trabalho no seu todo, como os significados atribuídos à educação pelos educandos e educadores, à prática em sala de aula, enquanto ação docente e discente que, em alguns momentos, vem de encontro à proposta metodológica deste Projeto, uma vez que existe ainda uma perspectiva tradicional da prática docente nem sempre compatível com os significados atribuídos à mesma pelos educadores. Os resultados indicam a necessidade de discutir o "Projeto Galpão" de forma mais ampla, principalmente, no que se refere à formação de educadores que repercute na dinâmica do trabalho. Sugerem também que mediante a intervenção do educador junto às diversas parcerias poderá ser desencadeado o processo das aprendizagens possíveis e prementes que emergiram da investigação, como a compreensão das relações entre escolarização - trabalho - saúde e meio ambiente. |
Descripción : | Biblioteca PUC/RS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/374 |
Aparece en las colecciones: | Economia Solidária Educação do Trabalhador |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa_Besestil_da_Rocha.pdf | 436.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador