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Título : A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda
Autor : ROCHA, Vanessa Besestil da
CASTRO, Marta Luz Sisson de
Palabras clave : EDUCAÇÃO POPULAR;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : ROCHA, Vanessa Besestil. A vida e o trabalho dos recicladores urbanos: uma proposta de educação e inclusão para além da geração de renda. 2002. 166f. Mestrado (Dissertaçaõ em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Porto Alegre. Orientador(a): Vanessa Besestil da Rocha.
Resumen : Este estudo buscou analisar o projeto de jovens e adultos, intitulado "Educação dos Trabalhadores em Resíduos Sólidos Recicláveis - Projeto Galpão", realizado na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta (Porto Alegre, RS), buscando compreender sua proposta de trabalho, socializar seus sucessos e auxiliar na reconstrução e melhoria desta proposta, com o fim de contribuir para outros projetos de natureza semelhante. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, amparado no paradigma construtivista, que utilizou a análise de conteúdo para estudar os dados coletados. Foram participantes da investigação ex-educadores e educadores atuais do projeto, educandos, trabalhadores do Galpão e membros das diversas parcerias que compõem o Projeto. Ao refletir sobre o Projeto, emergiram algumas questões que comprometem o trabalho no seu todo, como os significados atribuídos à educação pelos educandos e educadores, à prática em sala de aula, enquanto ação docente e discente que, em alguns momentos, vem de encontro à proposta metodológica deste Projeto, uma vez que existe ainda uma perspectiva tradicional da prática docente nem sempre compatível com os significados atribuídos à mesma pelos educadores. Os resultados indicam a necessidade de discutir o "Projeto Galpão" de forma mais ampla, principalmente, no que se refere à formação de educadores que repercute na dinâmica do trabalho. Sugerem também que mediante a intervenção do educador junto às diversas parcerias poderá ser desencadeado o processo das aprendizagens possíveis e prementes que emergiram da investigação, como a compreensão das relações entre escolarização - trabalho - saúde e meio ambiente.
Descripción : Biblioteca PUC/RS
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/374
Aparece en las colecciones: Economia Solidária
Educação do Trabalhador

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