Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/373
Título: | Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens |
Autor(es): | HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;DESEMPREGO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral. Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens. 2001. 142f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Porto Alegre. Orientador(a): Maria Helena Menna Barreto Abrahão. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer as implicações do desemprego para o sujeito demitido, a fim de elucidar as articulações entre o modo de ver a situação em questão e a relação anteriormente estabelecida com o trabalho, considerando as especificidades pessoais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de cunho qualitativo, realizado a partir de entrevistas narrativas efetivadas com dois sujeitos - trabalhadores com qualificação profissional - que passaram pela experiência de perda do emprego. Os dados foram analisados e interpretados através da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (1977), compondo três categorias abrangentes - trabalho e formação profissional; desemprego e perspectivas; aspectos de ordem pessoal e familiar. Partindo das relações entre educação e trabalho, a investigação tratou do desemprego e suas repercussões em todas as esferas da vida: familiar, econômica, social e no autoconceito. Tais implicações e perspectivas reveladas pelos sujeitos permitiram, também, articular educação e desemprego. Para tanto, o termo educação foi tomado em sentido amplo, como processo de intermediação humana através do qual o sujeito se constrói num contexto sócio-histórico, não se confundindo, portanto, com escolarização. A sociedade atual evidencia profunda transformação no mundo do trabalho que, além de acarretar aumento do desemprego estrutural, conduz a mudanças nos próprios trabalhadores, na forma de se relacionarem com seu trabalho e com a situação de privação de emprego. |
Descrição: | Biblioteca Central do PUCRS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/373 |
Aparece nas coleções: | Educação do Trabalhador |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dulce_Helena_Cabral_Hatzenberger_parte1.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dulce_Helena_Cabral_Hatzenberg_parte_2.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador