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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/358
Título: | Capoeira angola e dança afro: contribuições para uma política de educação multicultural da Bahia |
Autor(es): | CONRADO, Amélia Vitória de Souza BOAVENTURA, Edivaldo Machado |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO MULTICULTURAL;DANÇA AFRO;CAPOEIRA |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Capoeira angola e dança afro: contribuições para uma política de educação multicultural da Bahia. 2006. 200f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Salvador. Orientador(a):Edivaldo Machado Boaventura |
Resumo: | A tese “Capoeira Angola e Dança Afro: contribuições para uma política de educação multicultural em Salvador”, se desenvolveu através do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Tem por objetivo, o estudo da Capoeira Angola e da Dança Afro, suas ações pedagógicas como meio de educação, profissionalização e formação. A opção pelo tema é devido, minha afinidade, inserção e constatação pela prática pedagógica, dos valores presentes nas expressões corporais que revelam um jeito de ser, de viver e de criar, traduzindo a história cultural de afrodescendentes, articulados a núcleos culturais e movimento negro no Brasil. A compreensão da problemática em relação ao objeto de estudo, verificou como os conteúdos e os profissionais que trabalham com a Capoeira Angola e a Dança Afro, podem ser incorporados a sistemas e programas de ensino em escolas e universidades na perspectiva de contribuírem para uma Educação Multicultural. O caminho teórico-metodológico de escolha considero em construção, por existir carência de estudos que se voltem a fenômenos desta natureza, portanto, optei pela abordagem qualitativa, com suporte aos procedimentos da pesquisa-ação, da etnografia e da etnometodologia, para evidenciar falas, aspirações e maneira como os autores sociais, se organizam, criam seus métodos e procedem. A conclusão do estudo revela, a existência de uma formação fora da universidade, construída e articulada a núcleos culturais afro-baianos, que contribuem para formação de pessoas, em geral, em desprestígio e desvantagem social, por isso, precisam ser observadas e criadas condições de ampliação, manutenção e proteção. A perspectiva multicultural no campo da educação em nosso contexto, indica, possibilidades para se criar relações de compartilhamento, trocas, tolerância e respeito aos conhecimentos das civilizações formadoras da nossa sociedade, assim como, das formas de linguagem da expressão corporal, somando-se às demais linguagens educativas. |
Descrição: | Biblioteca da FACED e Biblioteca Central da UFBA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/358 |
Aparece nas coleções: | Educação e Relações Étnico-Raciais |
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