Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/357
Título: Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: projeto societário e projeto educativo
Autor(es): BARROS, Josiane Fonseca de
FRIGOTTO, Gaudêncio
Palavras-chave: COOPERATIVISMO;COOPERATIVAS;ECONOMIA SOLIDÁRIA;EDUCAÇÃO E TRABALHO;INCUBADORAS;GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Josiane Fonseca de. Rede universitária de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares:projeto societário e projeto educativo. 2003. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Rio de Janeiro. Orientador(a): Gaudêncio Frigotto.
Resumo: A presente dissertação procura refletir sobre algumas potencialidades e contradições existentes entre o projeto educativo e o projeto societário, de caráter socialista, anunciado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares filiadas à Rede Universitária de ITCP´s. Partindo do cenário da crise do trabalho assalariado e reconhecendo a globalização neoliberal como responsável pelo empobrecimento - em todas as dimensões - de grande parte dos seres humanos, são destacadas as diferentes perspectivas de geração de trabalho e renda, em especial, a proposta da economia solidária como opção econômica e societária das Incubadoras. Ressaltando as principais estratégias da pedagogia do capital e diferenciando-as dos horizontes educativos da pedagogia do trabalho, reafirma-se a perspectiva da educação integral e da formação omnilateral, necessárias ao processo de emancipação social dos trabalhadores e trabalhadoras das cooperativas populares. Ao resgatar o processo de constituição da primeira Incubadora, são enfatizados a metodologia de incubagem, bem como o papel da Coppe/UFRJ de "transferir" a experiência para outras universidades - o que dá origem à Rede Universitária de ITCPs. Para inferir sobre as dimensões ético-políticas e técnico-científicas dos projetos educativos em construção na Rede, analisa-se, dentre outros, a composição das equipes de "assessores-educadores"; as instâncias de decisão; os vínculos sociais estabelecidos; as parcerias financeiras; as principais ações implementadas; a metodologia de incubagem; a relação com a economia solidária e as expectativas das ITCP´s quanto à Rede que integram. À guisa de conclusão e tendo como intenção a contribuição para provocar o debate no interior das ITCPs, relembramos a atualidade das propostas educativas de Gramsci, indicando a importância da construção de bases conceituais que substanciem um projeto político-pedagógico que, em consonância com ações político-econômicas de novo tipo, nos encaminhem para a construção de um projeto societário de caráter socialista.
Descrição: Biblioteca UFF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/357
Aparece nas coleções:Economia Solidária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josiane_Fonseca_de_Barros.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador