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dc.contributor.authorANTAS, Edenise da Silva-
dc.contributor.authorFRANCO, Maria Ciavatta-
dc.date.accessioned2008-04-24T18:42:52Z-
dc.date.available2008-04-24T18:42:52Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationANTAS, Edenise da Silva. O caráter educativo dos professores de participação nas organizações econômicas populares: a experiência de Shangri-lá. 2000. 119f. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. Rio de Janeiro. Orientador(a): Maria Ciavatta Francoen
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/341-
dc.descriptionBiblioteca UFFen
dc.description.abstractInvestiga o caráter educativo dos processos de participação nas atividades produtivas e educativas de organizações econômicas populares, entendidas como particularidade da economia popular e que se caracterizam, entre outros elementos, como iniciativas econômicas dos setores populares geralmente de forma associada ou cooperativa, que se pretendem participativas, democráticas, autogestionárias e autônomas. Analisa a especificidade do modo de produção capitalista e a questão do trabalho dentro do contexto da crise do capitalismo atual, da globalização e do neoliberalismo. Levanta a importância das alternativas ao desemprego discutidas por amplos setores da sociedade, como o cooperativismo, a economia solidária, a economia popular, entre outras. Toma como estudo de caso a Comunidade Habitacional Mista Shangri-lá, que têm origem vinculada, de forma ampla, à Campanha da ação da cidadania contra fome e a miséria e pela vida e, de forma mais restrita, ao Comitê Taquara, campanha idealizada pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, em 1993. O levantamento de dados, feito através da aplicação de questionário, baseou-se em cinco tópicos: identificação, educação, trabalho, participação e problemas/desafios. A pesquisa de campo permitiu perceber o caráter educativo dos processos de participação na medida em que vai criando a capacidade de rompimento real com uma visão pseudoconcreta da realidade. Trabalho e educação; Comunidades de baixa renda; Movimentos sociais.en
dc.format.extent1761396 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectECONOMIA SOLIDÁRIAen
dc.subjectECONOMIA POPULARen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.subjectPARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.subjectCOOPERATIVISMOen
dc.titleO caráter educativo dos professores de participação nas organizações econômicas populares: a experiência de Shangri-láen
dc.typeThesisen
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