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Título : Tô no Rumo: Cultura - subsídios para educadoras e educadores
Autor : DI PIERRO, Gabriel
DE ALMEIDA, Renato Souza
CÂNDIDA, Vanessa
OLIVEIRA, Vandei
Palabras clave : JUVENTUDE;CULTURA;EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;MERCADO DE TRABALHO;TRABALHO;ESCOLHA PROFISSIONAL;INSERÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO E CULTURA;EXPRESSÃO CULTURAL
Fecha de publicación : 8-nov-2020
Editorial : Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação
Resumen : Encontre referências para desenvolver um trabalho que considere a possibilidade de se inserir jovens profissionalmente na área cultural
Descripción : Com quem as estudantes e os estudantes do ensino médio conversam a respeito do seu futuro? Com quem podem falar das experiências que estão vivendo no tempo presente, conforme vão fazendo a transição para a vida adulta, cheia de percalços, descontinuidades, dúvidas, expectativas e inseguranças? Qual seria então o papel da escola de ensino médio para apoiar jovens estudantes nesse processo, que envolve o acesso a informações e reflexões tão importantes para as suas trajetórias? O projeto Tô no Rumo é resultado de dez anos de trabalho coletivo, que envolveu profissionais da Ação Educativa, professoras, professores e estudantes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Trata-se de uma metodologia que propõe ciclos de atividades a serem desenvolvidos dentro de sala de aula ou em espaços educativos informais com o objetivo de trocar informações e reflexões sobre os temas da escolha, da formação e da inserção profissional de jovens. O Tô no Rumo é sobre fortalecer seus sonhos e desejos, sobre conhecer os desafios deste mundo – como sabemos, cheio de desigualdades e injustiças –, mas que também tem espaço para crescer e debater sobre a vida individual e coletiva, uma forma de lutar por uma sociedade melhor que reconheça e respeite os direitos da juventude brasileira. Com respeito e disposição para conversar e pesquisar sobre aquilo que os move, jovens podem descobrir caminhos que antes não enxergavam. Neste caderno, educadoras e educadores podem encontrar referências para desenvolver um trabalho que considere a possibilidade de se inserir profissionalmente na área cultural. Sabemos que se trata de um campo de trabalho em que jovens geralmente veem mais sentido e realização pessoal, ao mesmo tempo que traz desafios específicos. A atuação na área de cultura passa, muitas vezes, por atividades menos reconhecidas socialmente e também implica conversar sobre o seu papel em nossas vidas e na construção de identidades, sejam pessoais ou coletivas. A atuação nessa área passa ainda pelas formas de gerar renda com base nas diferentes atividades culturais e em suas variadas linguagens (teatro, música, dança, artes plásticas, artes visuais, entre outras). A economia da cultura, os editais públicos, os equipamentos culturais públicos e privados compõem esse setor de grande relevância econômica, ainda que viver de cultura seja, por si só, uma arte. Aqui são apresentados alguns textos que subsidiam esse trabalho pedagógico, expondo conceitos e questões que são fundamentais no diálogo com a juventude. Este caderno também traz propostas de atividades que podem ser desenvolvidas em diferentes espaços educativos, mas, sobretudo, em sala de aula. Ao final, há indicações de materiais que podem embasar as práticas educativas. Esperamos que o caderno Tô no Rumo: Cultura possa animar boas conversas. Boa leitura!
URI : http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3170
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