Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165
Título : | Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho |
Autor : | CATELLI JR, Roberto LIMA, Ana Lúcia D'Império RIBEIRO, Vera Masagão |
Palabras clave : | ALFABETISMO FUNCIONAL;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;ESCRITA;LEITURA;LETRAMENTO;ALFABETISMO;ANALFABETOS;ALFABETISMO MATEMÁTICO;MATEMÁTICA;PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA;EDUCAÇÃO E TRABALHO;MERCADO DE TRABALHO;TRABALHO |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação |
Resumen : | Este estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), como forma de celebrar o primeiro decênio dessa iniciativa em 2011, quando do lançamento do último relatório do Inaf Brasil. Entre 2012 e 2015, um conjunto de especialistas das mais variadas áreas do conhecimento produziu uma série de análises a partir dos bancos de microdados consolidado de dez anos de pesquisa no intuito de elaborar o Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, publicado em 2015 pela Editora Autêntica. |
Descripción : | A partir das reflexões de todos/as os/as especialistas envolvidos/as, avançou-se não somente na análise de dados disponíveis, mas também na reflexão sobre as potencialidades e os limites da própria metodologia adotada pelo Inaf. Na perspectiva de aperfeiçoá-la, as equipes de Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro contaram com apoio de especialistas e com estudos de maior fôlego para abordar questões centrais trazidas pelas análises de 10 anos e pelo acúmulo de experiência das instituições envolvidas nesse período, sobretudo na exploração das intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho e de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) – este na perspectiva dos multiletramentos. |
URI : | http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165 |
Aparece en las colecciones: | Indicador nacional de alfabetismo funcional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.