Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/314
Título : | A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí - FAMCC e o orçamento popular de Teresina - OPT, revelando a natureza de classe do estado e práticas sócio-políticas emergentes no processo de educação política |
Autor : | MEDEIROS, Lucineide Barros CUNHA, Reinado de Montalvão de Morães |
Palabras clave : | MOVIMENTOS POPULARES;ORÇAMENTO PÚBLICO;PARTICIPAÇÃO POPULAR;CONSELHOS COMUNITÁRIOS;ASSOCIAÇÃO DE MORADORES |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | MEDEIROS, Lucineide Barros. A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí - FAMCC e o orçamento popular de Teresina - OPT, revelando a natureza de classe do estado e práticas sócio-políticas emergentes no processo de educação política. 2004. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação)Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Teresina. Orientador(a): Reinado de Montalvão de Morães Cunha |
Resumen : | Nosso trabalho volta os olhos para a relação estado e sociedade no contemporâneo, tendo como objeto de observação a participação dos movimentos populares urbanos, em especial o da FAMCC, no Orçamento Popular de Teresina. Visamos verificar como se constitui uma cultura política participativa, que possibilite a educação política dos agentes sociais que tomam parte na gestão dos recursos públicos. Buscamos a compreensão da forma institucional assumida, no geral, em conceito de Estado Capitalista, sendo copiado em seu modelo menor pelo governo da Prefeitura de Teresina-PI. Tal compreensão se revela à consciência, quando se analisa a participação política da comunidade no contexto de experiências do mundo vivido - a prefeitura e seu modo específico de governo, configurada em classe dominante, leva a administração de recursos públicos na direção dos interesses maiores capitalistas. Temos como instrumento de análise, válido tanto quanto qualquer outro método da linha positivista, o Método da Economia Política, reformulado, porque, nele inserido, diferente de Marx, um terceiro elemento, a cultura, nos permitindo verificar como é assegurado o caráter excludente da comunidade, nas políticas sociais, públicas, da Prefeitura de Teresina, no espaço de elaboração e implementação do chamado ORÇAMENTO POPULAR DE TERESINA ? OPT. Em suma, este é um trabalho de pesquisa que evidencia a presença de uma cultura política participativa, no qual se destaca a possibilidade da educação ? sede ou morada do saber ? recuperar seu modo crítico-reflexivo, inserindo pessoas, grupos e classes no mundo da cidadania. Neste ponto, a educação como processo pedagógico responde a um chamado da nova ordem social. Afinal, somos homens de nosso tempo. É preciso, pois, nadar contra a corrente para ser ouvido. Pode e deve ser a educação pensada fora da escola? Achamos que sim. O que significa dizer que pensada assim, ela dará também sua contribuição para avançar estudos no interior da escola. |
Descripción : | Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/314 |
Aparece en las colecciones: | Educação em Comunidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucineide Barros de Medeiros.pdf | 854.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador