Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/310
Título: | Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa |
Autor(es): | MANHAS, Cleomar Souza MATOS, Braulio Tarcisio Porto de |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL;PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA;EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MANHAS, Cleomar Souza. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa. 2002. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Distrito Federal. Orientador(a): Braulio Tarcisio Porto de Matos |
Resumo: | Nos últimos anos temos vivenciado mudanças nas políticas públicas brasileiras causadas por uma maior participação da sociedade civil na formulação e, especialmente, no controle social da sua execução, a partir da multiplicação dos conselhos. porém, ao mesmo tempo que presenciamos esta mudança qualitativa, percebemos que algumas questões que nos acompanham há séculos, como a necessidade de melhora da qualidade de ensino, dificultam a participação de forma universalizada. a democracia participativa vem sendo discutida, mais aprofundadamente, na última década, com a necessidade de ampliação do debate em torno do desenvolvimento local, ferramenta vista como necessária para não perdermos a identidade frente ao processo de globalização. Diante desse novo debate e suas dificuldades, os programas que prevêem maior participação das comunidades necessitam oferecer processos de capacitação de agentes multiplicadores e do próprio público alvo. o programa comunidade ativa, objeto dessa dissertação, promove a capacitação de lideranças para a formação de um conselho, intitulado fórum de desenvolvimento local, visando alavancar o desenvolvimento social local. A capacitação foi avaliada e analisada como processo de educação informal. A hipótese discutida é a possibilidade de processos educacionais, como o analisado, induzirem o desenvolvimento socioeconômico, garantindo melhora no amadurecimento da sociedade e da democracia. |
Descrição: | Biblioteca Central UnB |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/310 |
Aparece nas coleções: | Educação em Comunidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Olinda_Costa_Santos_Carreira.pdf | 8.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador