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Título : Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária
Autor : ALMEIDA, Francisco Antonio Ferreira de
PETIT, Sandra Haydée
Palabras clave : EDUCAÇÃO POPULAR;AÇÃO COMUNITÁRIA;CAPACITAÇÃO
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : ALMEIDA. Francisco Antonio Ferreira de. Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária. 2002. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Fortaleza
Resumen : Este trabalho visa estudar e compreender o processo educativo desenvolvido no Projeto Profissionalizando para o Futuro, do Cpec - Centro Popular de Educação e Cultura Pé no Chão, realizado sob a orientação e apoio do Programa Capacitação Solidária. Constitui-se numa análise de uma ação educativa popular específica, os principais eixos da problemática da pesquisa, em sintése, são: a) a relação entre conteúdo/prática educadora desenvolvidas nesses projetos e a prática da educação popular; b) a maneira como se dão os processos participativos na definição dos cursos, elaboração dos projetos e realização das atividades, a partir da ótica dos educandos; c) a possível relação existente entre o conteúdo e a prática educacional desenvolvidos nos projetos e a educação formal. Trata-se de uma análise que tem como ponto de partida a visão dos próprios educandos acerca de sua experiência no processo educacional do referido projeto, 'a luz da reflexão teórica sobre o conceito e prática em educação popular e tendo a abordagem institucionalista como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam para a possibilidade de realização da educação popular em qualquer espaço educativo, mesmo aqueles sob a inflência direta de organismos ou programas governamentais. A forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores são considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacioal como educação popular.
Descripción : Biblioteca de Ciências Humanas- UFC
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/301
Aparece en las colecciones: Educação em Comunidades

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