Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/301
Título : | Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária |
Autor : | ALMEIDA, Francisco Antonio Ferreira de PETIT, Sandra Haydée |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO POPULAR;AÇÃO COMUNITÁRIA;CAPACITAÇÃO |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | ALMEIDA. Francisco Antonio Ferreira de. Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária. 2002. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Fortaleza |
Resumen : | Este trabalho visa estudar e compreender o processo educativo desenvolvido no Projeto Profissionalizando para o Futuro, do Cpec - Centro Popular de Educação e Cultura Pé no Chão, realizado sob a orientação e apoio do Programa Capacitação Solidária. Constitui-se numa análise de uma ação educativa popular específica, os principais eixos da problemática da pesquisa, em sintése, são: a) a relação entre conteúdo/prática educadora desenvolvidas nesses projetos e a prática da educação popular; b) a maneira como se dão os processos participativos na definição dos cursos, elaboração dos projetos e realização das atividades, a partir da ótica dos educandos; c) a possível relação existente entre o conteúdo e a prática educacional desenvolvidos nos projetos e a educação formal. Trata-se de uma análise que tem como ponto de partida a visão dos próprios educandos acerca de sua experiência no processo educacional do referido projeto, 'a luz da reflexão teórica sobre o conceito e prática em educação popular e tendo a abordagem institucionalista como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam para a possibilidade de realização da educação popular em qualquer espaço educativo, mesmo aqueles sob a inflência direta de organismos ou programas governamentais. A forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores são considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacioal como educação popular. |
Descripción : | Biblioteca de Ciências Humanas- UFC |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/301 |
Aparece en las colecciones: | Educação em Comunidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco_Antonio_Almeida.pdf | 505.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador